Moradores de Terra Rica e Diamante do Norte vão plantar árvores nos parques urbanos

Plantio de mudas é uma das exigências do Instituto Água e Terra para aprovação dos novos espaços nos municípios. Além de resolver problemas de erosão, os parques recuperam áreas de fundo de vale e promovem o bem-estar de famílias.
12/11/2021 - 15:50

Os moradores de Terra Rica e de Diamante do Norte, no Noroeste do Estado, podem contribuir com o paisagismo dos parques urbanos que estão em construção nas duas cidades. Eles são convidados a plantar mudas de árvores nativas nestes espaços, uma iniciativa que visa despertar o cuidado pela nova área de lazer que os moradores estão ganhando.

A ação acontece neste sábado (13), com a presença do secretário estadual do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo (Sedest), Márcio Nunes. Em Terra Rica será às 10h40, com a participação do prefeito Julio Cesar Leite. Em Diamante do Norte o evento começa às 13h45 e terá a participação do prefeito Eliel dos Santos Correa.

O plantio de mudas de árvores nativas é parte integrante do projeto para criação de Parques Urbanos, desenvolvido pelo Instituto Água e Terra (IAT), vinculado à Sedest. O objetivo principal é corrigir problemas causados pela erosão, transformando áreas de fundo de vale em locais que oferecem lazer aos moradores.

“É um programa de conservação do solo e da água, preservação do meio ambiente e promoção de bem-estar das famílias. Muitas vezes, o fundo de vale é um lugar onde as pessoas acabam jogando lixo, prejudicando ainda mais o meio ambiente”, diz o secretário Márcio Nunes.

MELHORIAS Os projetos, desenvolvidos pelas prefeituras e aprovados pela Diretoria de Saneamento Ambiental e Recursos Hídricos do IAT, devem descrecer as melhorias ambientais que serão realizadas nos locais e o que os espaços oferecerão à população.

Atualmente, existem 46 projetos de Parques Urbanos aprovados com investimentos de mais de R$ 46,8 milhões. Os espaços incluem áreas de lazer de uso público, como quiosques com churrasqueiras, parques infantis, pistas de caminhada, lagos, academias de terceira idade, entre outras estruturas.

TERRA RICA – O parque de Terra Rica fica na Avenida Cláudio Domingos Soletti, na quadra 45. O espaço tem quase 5.500 metros quadrados e está com 90% de obra concluída. O investimento é de R$ 1,3 milhão.

DIAMANTE DO NORTE – Em Diamante do Norte o novo espaço de lazer à comunidade tem mais de 9.700 metros quadrados, localizado às margens da Rodovia PR-557, ao final da avenida José Violin. Já está com cerca de 50% de obra já pronta.