A renovação da frota da Polícia Militar do Paraná avançou, nesta sexta-feira (19), com a entrega de 155 novas motos BMW pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior. A ação faz parte do planejamento estratégico da secretaria estadual de Segurança Pública, ampliando a capacidade de policiamento motorizado no Estado. A entrega foi realizada em um evento em Vila Velha, em Ponta Grossa, nos Campos Gerais.
“É uma meta do nosso governo modernizar as polícias Militar e Civil e investir pesado em segurança pública. Esse planejamento tem reduzido drasticamente nossos números de violência. Valorizamos nossos policiais com treinamentos e equipamentos”, afirmou o governador.
Os veículos foram destinados junto de capacetes, EPIs e rádios comunicadores. O investimento foi de R$ 12.693.692,45 – inteiramente financiado por emendas parlamentares federais. O custo de cada motocicleta foi de R$ 81.894,79. A distribuição das motos será realizada segundo os valores repassados pelos deputados federais. Elas serão divididas entre as seis regiões da PMPR.
- Deppen promove conscientização da saúde do homem no Novembro Azul
- Paraná cria um Departamento de Polícia Penal para administrar os preso
Entre as vantagens das novas motocicletas está uma maior potência, o que permite mais agilidade nas atividades dos militares. O secretário estadual de Segurança Pública, coronel Rômulo Marinho, disse que as motos têm potência de 850 cilindradas, o que supera o equipamento que os policiais utilizavam previamente.
“As motos da Polícia Militar até pouco tempo atrás eram de calibre muito pequeno. Planejamos a compra de motos mais possantes para chegar mais rapidamente aos locais de conflito. A população precisa de uma pronta resposta. Estamos focados em modernizar cada vez mais a segurança pública do Paraná”, destacou o secretário.
Marinho ressaltou que o modelo foi escolhido após a análise de diversos fatores, como economia, manutenção e experiência dos profissionais para dirigir. “Com tudo isso consolidado, fizemos a opção pela BMW”, afirmou.
CAPACITAÇÃO – Para potencializar seu uso, a Polícia Militar capacitou policiais de diferentes regiões do Estado. Foram realizados um treinamento de pilotagem de 65 horas e um treinamento de três meses de Rocam (Ronda Ostensiva com Apoio de Motocicletas).
“Nossos policiais estão nas ruas aptos a oferecer o melhor para a sociedade”, destacou o comandante-geral da PMPR, coronel Hudson Leôncio Teixeira.
Ele explica que, ao melhorar as condições de trabalho dos policiais, quem usufrui dos investimentos ao final é a própria população. “Primeiramente quem ganha com isso é o policial, que vai ter um equipamento adequado e condizente com a realidade do Estado. As motos propiciam uma melhor condição de pilotagem. Para a sociedade, quanto mais seguro o policial estiver e mais rápido ele chegar à ocorrência, melhor”, afirmou.
Os veículos foram entregues junto de capacetes, EPIs e rádios comunicadores. Foto: Geraldo Bubniak/AEN
RECURSOS – Os autores das emendas parlamentares que financiaram a compra das motos são os deputados federais Aline Sleutjes, Filipe Barros, Gustavo Fruet, Luizão Goulart, Paulo Eduardo Martins, Evandro Roman e Sargento Fahur, além do senador Álvaro Dias. No total, foram 154 emendas parlamentares, além de uma emenda parlamentar individual de autoria do deputado Sargento Fahur.
MAIS MOTOS – Além das motocicletas adquiridas com as emendas parlamentares, outras 199 do mesmo modelo estão em vias de ser adquiridas pelo Estado. No total, serão 354 motos para renovar a frota da PMPR, integrando o planejamento que prevê novas viaturas e pistolas.
A distribuição das motos será realizada segundo os valores repassados pelos deputados federais. Elas serão divididas entre as seis regiões da PMPR. Foto: Geraldo Bubniak/AEN
PRESENÇAS – Participaram do evento os secretários estaduais Sandro Alex (Infraestrutura e Logística) e Major Vieira (Casa Militar); o comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Vasco de Figueiredo Junior; o diretor-geral do Departamento de Estradas e Rodagem, Fernando Furiatti; o coordenador estadual da Defesa Civil, coronel Fernando Schunig; os deputados federais Luizão Goulart, Sargento Fahur e Paulo Martins; os deputados estaduais Hussein Bakri (líder do governo na Assembleia), Alexandre Curi e Galo; a prefeita de Ponta Grossa, Elizabeth Schmidt; o reitor da UEPG, Miguel Sanches Neto; o comandante do BPMOA, Julio Pucci; o comandante do 1º BPM de Ponta Grossa, coronel José Leonel Bezerra; o comandante do 4º CRPM, coronel Edmauro Assunção; o subcomandante-geral da PMPR, coronel Noé Barroso; o vice-prefeito de Ponta Grossa, Capitão Saulo; a secretária de Cidadania e Segurança Pública de Ponta Grossa, Tânia Sviercoski; o presidente da Câmara de Vereadores de Ponta Grossa, vereador Daniel Milla; entre outras autoridades.