Representantes dos 28 municípios que integram a Amunpar (Associação dos Municípios do Noroeste Paranaense) conheceram nesta sexta-feira (12) os programas e projetos da Secretaria do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo (Sedest). As ações, apresentadas pelo secretário Márcio Nunes, em Paranavaí, são voltadas à preservação e melhoria do meio ambiente e vão desde o plantio de mudas de árvores nativas até grandes obras, como parques urbanos.
O secretário falou sobre como é possível integrar políticas dos municípios ao Programa Paraná Mais Verde, que já atingiu a marca de mais de 5 milhões de mudas distribuídas gratuitamente através dos 19 Viveiros Florestais do Instituto Água e Terra (IAT). São cerca de 100 espécies produzidas com o objetivo de recuperar áreas degradadas e reflorestar o Estado.
- Moradores de Terra Rica e Diamante do Norte plantam árvores nos parques
- Paraná firma cooperação com Fiocruz para implementação da Agenda 2030
Também foram apresentados avanços na produção de energia limpa e barata, através do Paraná Energia Sustentável, que desburocratiza licenciamentos para construção de empreendimentos que geram energia com baixa emissão de Gases de Efeito Estufa (GEE). O Descomplica Rural também garante agilidade nos processos de licenciamento ambiental no campo.
“Isso fez o ciclo agroindustrial do Paraná se adiantar em dez anos. Para montar um frigorífico, são necessários cerca de 700 aviários e uma boa empresa consegue emitir o licenciamento de cerca de 70 aviários por ano. A Cooperativa LAR, após o lançamento do Descomplica Rural, conseguiu a emissão do licenciamento de 700 aviários em apenas quatro meses, com toda segurança jurídica do órgão ambiental”, destacou o secretário.
PARQUES URBANOS – Um dos destaques na Sedest é o projeto de Parques Urbanos, que restaura áreas de fundo de vale ou áreas com ações erosivas nos municípios e as transforma em espaços de lazer para a população. Atualmente, existem 46 projetos de Parques Urbanos aprovados com investimentos de mais de R$ 46,8 milhões. Os espaços incluem áreas de lazer de uso público, como quiosques com churrasqueiras, parques infantis, pistas de caminhada, lagos, academias de terceira idade, entre outras estruturas.
Outros projetos da Sedest apresentados para os municípios são o Previna (preservação do Patrimônio Natural do Estado e combate a incêndios); o Água no Campo (perfuração de poços artesianos para abastecer áreas rurais); o Rio Vivo (preservação da vida aquática e repovoamento de rios); o CastraPet Paraná (controle populacional de cães e gatos, prevenção de zoonoses); o voluntariado (envolvimento da população em ações de educação ambiental voltadas aos animais silvestres); e o Patrulha Ambiental (auxilia os municípios no abastecimento de água, combate a incêndios, limpeza de calçadas e gestão de resíduos sólidos).
ENCONTROS – No mês passado, o encontro foi realizado com 12 prefeitos da Amenorte (Associação dos Municípios do Médio Noroeste do Paraná). A proposta da pasta é apresentar as ações em reuniões com todas as associações de municípios do Estado.
De acordo com o secretário Márcio Nunes, especialmente os municípios de pequeno porte precisam do apoio do Estado para colocar em prática as ideias que estão no papel. Ele lembra, ainda, que é fundamental que os gestores municipais estejam atentos ao desenvolvimento das cidades com foco na sustentabilidade.
“Nessa Secretaria, nossa missão é mostrar que é possível crescer, se desenvolver, gerar emprego e renda, melhorar a vida das pessoas, fazer turismo, cuidar do meio ambiente e recuperá-lo, tudo ao mesmo tempo”, disse Nunes.
AMUNPAR – A Associação dos Municípios do Noroeste Paranaense conta com 28 membros. Para o prefeito de Terra Rica e presidente da Amunpar, Julio Cesar Leite, é importante que especialmente os prefeitos de pequenos municípios tenham conhecimento a esses projetos.
“Todos sabemos da dificuldade de executar obras e atender as expectativas da população, e essa Secretaria tem uma dinâmica muito diferente, abrindo caminhos para desenvolver nossos projetos de maneira sustentável”, destacou.
Fazem parte da Amunpar os seguintes municípios: Alto Paraná, Amaporã, Cruzeiro do Iguaçu, Diamante do Norte, Guairaçá, Inajá, Itaúna do Sul, Jardim Olinda, Loanda, Marilena, Mirador, Nova Aliança do Ivaí, Nova Londrina, Paraíso do Norte, Paranapoema, Paranavaí, Planaltina do Paraná, Porto Rico, Querência do Norte, Santa Cruz do Monte Castelo, Santa Izabel do Ivaí, Santa Mônica, Santo Antônio do Caiuá, São Carlos do Ivaí, São João do Caiuá, São Pedro do Paraná, Tamboara, Terra Rica.