A Universidade Estadual de Londrina abre nesta quinta-feira (15), a partir do meio-dia, as inscrições para estudantes cotistas provenientes de escolas públicas interessados em participar do Programa Institucional de Apoio à Inclusão Social, Pesquisa e Extensão Universitária (PIBIS) 2021. A iniciativa é da UEL e Fundação Araucária.
O programa prevê a concessão de bolsas permanência no valor de R$ 400 pelo período de um ano. Os interessados têm até 30 de abril para fazer a inscrição, preenchendo formulário eletrônico disponível AQUI. O edital tem o objetivo de incentivar estudantes cotistas oriundos de escolas públicas a participarem de projetos e programas acadêmicos, incluindo atividades científicas, tecnológicas e de inovação.
Os interessados deverão participar primeiramente da seleção socioeconômica, que será realizada pela equipe do Serviço de Bem-Estar à Comunidade (SEBEC) da UEL. Devido à pandemia do novo coronavírus, todo o processo será feito considerando a documentação do candidato, sem entrevistas. Caberá ao candidato enviar a documentação em formato eletrônico, via internet, conforme estabelecido no Edital.
- Mais antigo da instituição, curso de Economia da UEM celebra 60 anos
- Governo divulga selecionados para capacitação do Programa Prime
ETAPAS – A equipe do Sebec divulgará a primeira lista dos classificados no dia 18 de maio, a partir das 17 horas, no endereço do programa. A listagem final, com candidatos deferidos ou não, será divulgada em 24 de maio, a partir das 17 horas, no mesmo endereço.
Em uma segunda etapa, os classificados deverão participar de projetos ou programas cadastrados junto às pró-reitorias acadêmicas – Pró-reitoria de Graduação (Prograd), Pró-reitoria de Extensão, Cultura e Sociedade (Proex) ou Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (Proppg).
Segundo a diretora de Apoio à Ação Pedagógica da Pró-reitoria de Graduação (Prograd), professora Ana Márcia Tucci de Carvalho, a realização das etapas de classificação acadêmica dos candidatos está condicionada à divulgação do edital Pibis pela Fundação Araucária.
Ana Márcia explica que a etapa de seleção socioeconômica é bastante detalhada, o que exige tempo para que a equipe do Sebec possa analisar toda a documentação e fazer a classificação, de acordo com critérios sociais.
CONTEMPLADOS – Segundo a diretora, a expectativa é de que a UEL possa repetir a média de contemplados registrada nos últimos três anos. Em 2018 e 2019 foram concedidas 131 bolsas de inclusão. No ano passado foram outras 122.
Ainda segundo ela, o Edital é importante porque foca a permanência do estudante cotista na sua graduação, ao mesmo tempo em que incentiva a formação de recursos humanos a partir da participação em projetos de pesquisa em ensino, extensão universitária e pesquisa, direcionados a temas de interesse social.
Para mais detalhes sobre o processo de seleção, confira o Edital SEBEC/PROGRAD/PROPPG/PROEX Nº 01/2021.