O Governo do Estado, por meio da Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, divulgou nesta terça-feira (13) o resultado da 1ª edição do Programa de Apoio à Propriedade Intelectual com Foco no Mercado (Prime). O projeto conta com parceria da Fundação Araucária e do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Paraná (Sebrae/PR).
Na primeira edição foram selecionados 21 projetos nas sete universidades estaduais. O objetivo do Prime é contribuir com o desenvolvimento econômico e social de todo o Estado a partir da transferência dos resultados das pesquisas acadêmicas realizadas nas universidades estaduais para o mercado.
A iniciativa está voltada para pesquisadores e titulares de patente. Os profissionais selecionados receberão apoio para viabilizar a sua invenção. Trata-se de um projeto que irá incentivar a cultura empreendedora no ambiente acadêmico.
Para o superintendente de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Aldo Nelson Bona, o programa incentiva a criação de empresas inovadoras, fomentando a cultura empreendedora na comunidade universitária. “Queremos estimular novas habilidades e competências empreendedoras nas universidades estaduais, adotando o empreendedorismo como estratégia de negócio, para apoiar novas soluções tecnológicas no território paranaense”, afirma.
- Governo divulga os projetos aprovados no Programa Pesquisa para o SUS
- Cooperação vai desenvolver setor de aeronaves de pequeno porte
A Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) foi a que mais teve projetos aprovados, oito no total. A Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) aparece em seguida com cinco propostas selecionadas e a Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) teve quatro propostas aprovadas.
A Universidade Estadual do Paraná (Unespar) também participou da seletiva e contou com dois projetos aprovados. A Universidade Estadual de Londrina (UEL) e a Universidade Estadual de Maringá (UEM) tiveram um projeto selecionado cada.
Após a aprovação, os projetos receberão mentoria e acompanhamento, passando por fases classificatórias (viabilidade, mercado, demo day e pré-aceleração), conforme os critérios de julgamento estabelecidos em edital.
- UEPG recebe equipamento para fortalecer pesquisas da agricultura
- Investimentos fortalecem pesquisa da Unioeste sobre cultivo da erva-mate
AULA INAUGURAL – Na próxima segunda-feira (19) será realizada uma cerimônia online para recepcionar os aprovados. Logo após os participantes terão o 1º Workshop do Prime. A cerimônia e o primeiro workshop serão abertos para o público geral. Link de acesso AQUI.
Confira o resultado e classificados:
UNIOESTE
Affonso Celso Gonçalves Junior
Ana Paula Sone
Andy Avimael Saavedra Mendoza
Benhurt Gongora
Camilo Freddy Mendoza Morejon
Letícia Picoli
Luciana Oliveira de Fariña
Suzana Bender
UENP
André Luís Andrade Menolli
Antônio Paulo Portugal
Eder Paulo Fagan
Luis Guilherme Sachs
Mayra Costa da Cruz Gallo de Carvalho
UNICENTRO
André Lazarin Gallina
Camila Rickli
Carlos Ricardo Maneck Malfatti
Valdirlei Fernandes Freitas
UNESPAR
Fernando Henrique Lermen
Daniel Jose Kmita
UEL
Admilton Gonçalves de Oliveira Junior
UEM
Rogerio dos Santos Maniezzo