Tecnologia no ensino remoto do Paraná é tema de podcast

É o segundo episódio da série “Lições que ficam”. Disponível no Spotify, mostra como a rede estadual de ensino aperfeiçoou a estrutura digital e preparou docentes para usarem as novas metodologias de ensino.
Publicação
31/03/2021 - 09:10
Editoria

Confira o áudio desta notícia

Já está no ar o episódio “O professor tá on-line”, o segundo da série de podcasts “Lições que ficam”, produzido pela organização sem fins lucrativos Todos pela Educação. Disponível no Spotify, aborda como a rede estadual de ensino do Paraná aperfeiçoou a infraestrutura digital e preparou docentes para usarem as novas metodologias de ensino.

Além disso, professores e estudantes contam suas experiências com o ensino remoto e com as ferramentas tecnológicas empregadas no contexto educacional.

A preparação dos docentes por meio do grupo de estudos Formadores em Ação é um dos assuntos abordados no episódio. O projeto, que conta com mais de 15 mil inscritos neste ano, consiste em turmas nas quais professores formadores auxiliam professores cursistas com metodologias ativas, incluindo orientações sobre a prática docente, compartilhamento de experiências e treinamento para o emprego de tecnologias educacionais durante as aulas.

Outro exemplo de boas práticas citado no podcast é a Banda Musical do Caximba, que organizou ensaios e apresentações virtuais ao longo de 2020. Formada por alunos do Colégio Estadual Maria Gai Grendel, a orquestra de sopros contempla principalmente crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade, moradores da região do Caximba, em Curitiba.

O professor Vitor Rodrigues, que rege a banda, tem um grupo de WhatsApp para cada conjunto instrumental: clarinetes, saxofones, metais e percussão. Ele envia, em cada um, lições, partituras e áudios-base das músicas que serão gravadas. Os estudantes escutam a base no fone de ouvido e gravam suas partes sozinhos.

“Depois, eu, na minha casa, que já virou um estúdio, faço a edição de som e de vídeo, colocando os músicos em janelinhas”, conta Vitor, que também faz o upload do material em seu canal de YouTube. “É perceptível a evolução deles ao longo dessas aulas virtuais. Eles estão mais preocupados com enquadramento, iluminação, captação de som. Nunca mais recebi um vídeo com cachorros latindo no fundo”.

BONS EXEMPLOS – A série de podcasts “Lições que ficam” retrata histórias de redes públicas de ensino que têm implementado iniciativas eficientes durante o período de pandemia. A série faz parte do projeto “Educação que dá certo”, do Todos pela Educação, que encontra e compartilha bons exemplos de políticas públicas educacionais pelo País.

GALERIA DE IMAGENS