Uma pesquisa da Secretaria de Estado da Educação e do Esporte, feita com professores dos Núcleos Regionais da Educação de Apucarana, Francisco Beltrão e Umuarama, mostra que 97,6% dos docentes avaliam como bom ou ótimo o Módulo de Planejamento – nova funcionalidade do RCO 2.0 (Registro de Classe Online). O questionário virtual foi respondido por 2.386 docentes entre 2 e 12 de março.
Utilizado por professores de todo o Estado, o RCO é uma plataforma que permite o registro de frequência e de notas dos estudantes. Neste ano letivo, o sistema ganhou uma nova ferramenta, já disponível para toda a rede estadual: o Módulo de Planejamento. Nele, o professor encontra planos de aula específicos para suas disciplinas e séries para as quais leciona, com sugestões pedagógicas e encaminhamentos metodológicos.
Os planos de aula são organizados por tema, conteúdo, conhecimentos prévios e objetivos. Eles também se dividem por trimestre e contemplam, além dos conteúdos essenciais, informações e atividades complementares. Na ferramenta on-line é possível encontrar links para videoaulas, slides e listas de exercícios – e tudo pode ser substituído por outros materiais da preferência do professor. Está disponível, ainda, um espaço para avaliar cada aula dada.
Rui Valese, professor de Filosofia e História no CEEP Newton Freire Maia, em Pinhais, conta que utiliza o RCO 2.0 desde o início deste ano letivo. "Em determinadas aulas, se faz necessário o lançamento tradicional, com a descrição do conteúdo e do que foi realizado", diz. "Ainda assim, a sugestão de conteúdo [do Módulo Planejamento] agiliza bastante o lançamento", avalia.
O Registro de Classe deve ser feito diariamente, como conta Ane Carolina Chimanski, coordenadora de Currículo da Secretaria, pois é uma parte importante do processo educativo. “O aperfeiçoamento do RCO teve como principal objetivo contribuir para a prática pedagógica dos nossos docentes e melhorar a proficiência dos nossos estudantes”, afirma.
SATISFAÇÃO DOS DOCENTES – Entre os professores que responderam o questionário, 93,5% disseram que usariam o Módulo de Planejamento em 60% ou mais de suas aulas. Quanto à facilidade de navegação e uso do sistema, 97% responderam considerá-la ótima ou boa. Já em relação ao conteúdo, 98% disseram considerá-lo coerente e adequado às séries. Além disso, 93% classificaram como boa ou ótima a aprendizagem dos estudantes, as sugestões pedagógicas e os encaminhamentos metodológicos presentes na plataforma.