Sanepar repassa caixas d’água a famílias de 28 municípios do Norte do Estado

É a terceira fase do Programa Caixa D'Água Boa, do Governo do Estado, executado pela Sanepar, com a parceria da Secretaria da Justiça, Família e Trabalho e prefeituras. Programa prioriza famílias carentes e escolha é feita por indicadores de vulnerabilidade social.
Publicação
02/06/2021 - 16:10
Editoria

Confira o áudio desta notícia

A Companhia de Sanepar do Paraná (Sanepar) está repassando caixas d’água para famílias carentes em várias regiões do Estado. Na região Norte, estão sendo beneficiadas famílias de 28 municípios.

Esta é a terceira fase do Programa Caixa D'Água Boa, uma parceria da Sanepar com a Secretaria de Estado da Justiça, Família e Trabalho e com as prefeituras. Nessa fase serão contemplados ao todo 64 municípios.  

O programa consiste no fornecimento de um kit composto por uma base metálica galvanizada, uma caixa-d’água de 500 litros, tubos, registros e conexões hidráulicas. Este material é fornecido pela Sanepar, que também orienta os beneficiados a fazer a instalação correta do reservatório. A soma de recursos investidos pela companhia no programa já chega a R$ 6 milhões.

Além da entrega no Interior do Paraná, a Sanepar disponibiliza caixas d’água também para famílias da Região Metropolitana de Curitiba (RMC), em função da crise hídrica que atinge a região há um ano e que gerou a implantação do sistema de rodízio no fornecimento de água.

No ano passado, foram instaladas 2.800 caixas com investimentos de aproximadamente R$ 800 mil, em parceria com Exército 27° B Log e Corpo de Bombeiros. Em 2021, o programa prevê a instalação de mais 8.000 unidades na RMC.

BENEFÍCIO Na ação para o Interior do Estado, em média, cada município receberá 30 kits. No último mês de maio, famílias de Itaguajé, no Noroeste, participaram de uma cerimônia simbólica de entrega dos kits com representantes do município, Sanepar e Secretaria da Justiça. Maria Cristina Batista de Souza e o esposo Márcio Cezar de Souza comemoraram o benefício. “Para mim representa muito, porque quando falta água é muito difícil pra gente, que não consegue ter uma caixa d’água. Estou sendo privilegiada e me sinto muito agradecida”, afirmou Cristina. 

Em Altamira do Paraná, parte das famílias já fez a instalação e sente o benefício de ter reserva de água. A secretária de Assistência Social do município, Karina Sorci Szolopak, afirma que o abastecimento com água tratada garante condições sanitárias e bem-estar para as famílias e que o programa Caixa D’Água Boa trouxe um impacto muito favorável.

“É um programa maravilhoso e esperamos que realmente se estenda e venham mais kits, porque ainda existem famílias que gostaríamos que fossem contempladas, inclusive na área rural”, disse.

O governador Carlos Massa Ratinho Junior sustenta que o programa se encaixa dentro um tripé de gestão composto por eficiência na máquina pública, investimentos em infraestrutura e visão social. “O programa dá mais qualidade de vida para essas famílias. Ele garante o acesso à água tratada e uma reserva em caso de manutenção na rede. É um projeto social maravilhoso”, afirmou.

A importância do Caixa D’Água Boa e a parceria da Sanepar com o Governo e os municípios também foram destacadas pelo presidente da companhia, Claudio Stabile. “A Sanepar tem uma importante função social e um compromisso com o governo e municípios de levar saúde para todo o Estado. Esse programa consegue melhorar a vida das famílias e é muito importante para a Sanepar fazer parte dessa melhoria”, arrematou.

GALERIA DE IMAGENS