A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) e o Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) firmaram nesta terça-feira (25) convênio que prevê uma série de ações de melhoria da qualidade da água. Os investimentos somam cerca de R$ 8 milhões. As ações estão dentro do Plano de Segurança da Água (PSA) da Companhia. Os laboratórios do Tecpar foram modernizados e preparados para receber amostras e realizar ensaios com mais eficiência.
Serão feitas análises laboratoriais físicas, físico-químicas e microbiológicas de águas superficiais. O Instituto também irá avaliar os dados das medições obtidas de até 14 sondas a serem instaladas nos mananciais ou reservatórios de interesse da Sanepar, com resultados de análises de solo sobre presença de resíduos de agrotóxicos e metais pesados que eventualmente podem migrar para a água.
O trabalho de cooperação terá a duração de 36 meses. “Agradeço por essa parceria com o Tecpar, que tem excelência no seu atendimento. A intenção é termos análises que ajudem a prevenir doenças relacionadas à água. Fortalecemos, assim, nosso compromisso com a saúde da população e com a distribuição de água de qualidade”, afirma o presidente da Sanepar.
"O Tecpar, com apoio do Governo do Estado, investe constantemente na melhoria de seus laboratórios, para fazer frente a demandas importantes da sociedade, como essa, referente à qualidade da água que será captada para tratamento pela Sanepar", enfatiza o diretor-presidente do Tecpar, Jorge Callado.