A Sanepar iniciou o trabalho de recuperação estrutural e de impermeabilização de três reservatórios de água tratada em Foz do Iguaçu, no Oeste do Paraná. As estruturas têm mais de 40 anos. Um deles, localizado na Avenida República Argentina, está em operação desde meados de 1980 e os outros, na Vila A e na Vila C, desde 1995.
O serviço deve ser concluído em fevereiro de 2022 e visa aumentar a vida útil das estruturas e manter a qualidade da água distribuída. Os investimentos são em torno de R$ 700 mil.
- Sanepar inicia vistoria das ligações de esgoto em imóveis na Lapa
- Sanepar conquista posição de líder do setor de serviços públicos no Sul
A restauração é feita por uma equipe especializada em trabalho em ambiente confinado e recuperação estrutural. Uma das técnicas utilizadas é a de injeção de poliuretano, que se transforma em espuma e preenche possíveis fissuras ou espaços vazios que possam existir no concreto. A impermeabilização com produtos específicos, além de proteger as estruturas, previne contra possíveis vazamentos ou infiltrações.
Para que o trabalho de recuperação não interfira no abastecimento de água para a população, as estruturas foram isoladas do sistema integrado de reservação, por meio de intervenções na tubulação que interrompem o fluxo da água e garantem o isolamento.
Os três reservatórios fazem parte do conjunto de 17 unidades em Centros de Reservação localizados em regiões estratégicas de Foz do Iguaçu. A capacidade total de armazenamento de água tratada na cidade é de 39,34 milhões de litros.