Sanepar inicia vistoria das ligações de esgoto em imóveis na Lapa

Serão visitados cerca de 2 mil imóveis no Centro, nos bairros Baixo da Lapa, Dom Pedro, Engenho, Montenegro, Olaria e Ronda. O serviço ocorre até 22 de dezembro e será realizado por pessoal identificado com crachás e coletes.
Publicação
22/11/2021 - 12:07
Editoria

Confira o áudio desta notícia

A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) vai iniciar nesta terça-feira (23) o trabalho de vistorias das ligações de esgoto em imóveis da Lapa (Região Metropolitana de Curitiba). Serão visitados cerca de 2 mil imóveis no Centro e nos bairros Baixo da Lapa, Dom Pedro, Engenho, Montenegro, Olaria e Ronda. O serviço ocorre até 22 de dezembro.

O objetivo é verificar como está a ligação do imóvel à rede coletora de esgoto da Sanepar. Durante a vistoria, os técnicos aplicam corantes nas saídas de esgoto do banheiro, cozinha, lavanderia e outros pontos, como ralos de quintais, jardins ou pátios, e verificam se o esgoto está chegando à rede da Sanepar ou sendo lançado na galeria pluvial. Também é verificado se a água da chuva escorre para a galeria pluvial ou se vai para a rede coletora.

Se houver alguma irregularidade, os técnicos orientam como deve ser corrigida a ligação, com prazo de 30 dias para regularização. Entre as irregularidades mais comuns estão ligação de esgoto na galeria pluvial e água da chuva ligada à rede coletora de esgoto. A ligação irregular causa transtornos para a população e para o meio ambiente porque pode causar extravasamento do esgoto nas vias públicas, refluxo dentro dos imóveis, poluição de rios e do solo.

As vistorias são feitas de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17 horas. Os técnicos utilizam crachá, coletes e veículos identificados. A identidade pode ser conferida com a Sanepar pelos telefones: 3582-2531 e 3582-2524. Ao telefonar, é importante ter em mãos a conta de água ou o número de sua matrícula.

A Sanepar reforça que é necessário, durante as vistorias, manter as recomendações sanitárias indicadas pelos órgãos competentes para evitar o contágio de Covid-19, especialmente o distanciamento social, o uso de máscaras e a higienização das mãos.