Sanepar começa a substituir rede de água em Curitiba

A obra faz parte do projeto de revitalização do sistema de abastecimento de água na Região Central, que tem tubulação de ferro fundida bastante antiga, de cerca de 25 anos.
Publicação
28/05/2021 - 10:00
Editoria

Confira o áudio desta notícia

A Sanepar começa na segunda-feira (31) a fazer a substituição de redes de distribuição de água próximo à Região Central de Curitiba. Serão trocados 5,2 quilômetros de rede de ferro por tubulação de polietileno de alta densidade (PEAD). A obra será feita em nove quadras entre a Avenida Sete de Setembro, a Avenida Silva Jardim, a rua Cel. Dulcídio e a Rua Desembargador Westphalen. A previsão é que a intervenção seja concluída em novembro.

A obra faz parte do projeto de revitalização do sistema de abastecimento de água na Região Central, que tem tubulação de ferro fundida bastante antiga, de cerca de 25 anos.

O novo material vem sendo utilizado pela Sanepar por ter maior tempo de vida útil (superior a 50 anos), ser mais resistente a impactos e, portanto, estar menos suscetível a rompimentos. O PEAD também não é corrosível e tem baixíssimo efeito de incrustação. Outra vantagem em relação a outros materiais é a facilidade de montagem e manutenção.

Nos trechos a serem substituídos, serão utilizadas tubulações de dimensões nominais variadas de 75, 100 e 150 milímetros.

A execução da obra ocorrerá por meio de duas metodologias. A tradicional, que consiste na escavação manual ou mecânica com equipamentos de pequeno porte (miniescavadeiras), será utilizada no passeio e foi adotada em função de diversas interferências existentes, como rede coletora de esgoto, telefonia, energia elétrica, gás e outras.

Nas travessias de vias públicas, será utilizada a metodologia não destrutiva para evitar a interrupção de trânsito e a recomposição asfáltica.

"Esta obra moderniza a estrutura de água e consolida nossa política de inovação. São equipamentos mais modernos que garantem maior qualidade e eficiência ao sistema de abastecimento", afirma o diretor-presidente da Sanepar, Claudio Stabile.

“Esse tipo de intervenção é vital para mantermos o título de Capital com o melhor saneamento básico do País, oferecendo cobertura de redes de água e esgoto de qualidade para a população”, avalia a secretária municipal do Meio Ambiente, Marilza Oliveira Dias.

A Sanepar conta com a compreensão de moradores e comerciantes das vias afetadas em relação aos transtornos que serão causados pelos serviços.

Serviços a serem executados

- Retirada de pavimentação existente

- Escavação da vala

- Embasamento

- Assentamento da nova tubulação e das conexões necessárias

- Aterro e compactação da vala

- Recomposição do pavimento

GALERIA DE IMAGENS