O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR) abriu nesta quarta-feira (28) os envelopes com as propostas técnicas de duas licitações para elaboração dos projetos de engenharia da restauração e ampliação da capacidade da PR-317, entre Iguaraçu e a divisa com São Paulo, na região Noroeste do Estado. O trecho tem 70,13 quilômetros de extensão.
Cinco consórcios apresentaram propostas para o lote 01, que vai da ponte sobre o Rio Paranapanema até Nossa Senhora das Graças, e três empresas e três consórcios apresentaram propostas para o lote 02, que vai de Nossa Senhora das Graças até Iguaraçu.
Após análise pela comissão de julgamento e não objeção do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), serão publicados avisos com a data e horário das aberturas dos envelopes com as propostas de preços das participantes. Os vencedores serão definidos de acordo com a qualidade das propostas técnicas e valor das propostas de preço.
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O orçamento estimado para o lote 01 é de R$ 3.206.733,11 e de R$ 3.764.438,51 para o lote 02, por meio do Programa Estratégico de Infraestrutura e Logística de Transportes do Paraná, uma parceria com o (BID).
PROJETOS – O lote 01 inicia na ponte sobre o Rio Paranapanema (sem incluir a estrutura) e segue até o município de Nossa Senhora das Graças, em um total de 34,24 quilômetros de extensão. Além da restauração do pavimento e da ampliação, o projeto deverá contemplar a execução de interseções em desnível nos entroncamentos com a PR-340, acesso para Santo Inácio, e com a PR-463, acesso para Colorado, além da implantação de um Posto da Polícia Rodoviária Estadual em Santo Inácio.
O projeto inclui, ainda, a remodelação do viaduto de acesso à Usina Alto Alegre e a possibilidade de implantar uma interseção em desnível também no acesso secundário de Santo Inácio.
No lote 02 o projeto de restauração e ampliação inicia no entroncamento com a PR-542 e segue até Iguaraçu, com uma extensão de 35,89 quilômetros. Ele incluirá interseções em desnível no acesso para Nossa Senhora das Graças, e nos entroncamentos com a PR-458, tanto no acesso para Lobato quanto no acesso principal para Santa Fé, com marginais em ambos os lados da rodovia no perímetro urbano desta última.
Também serão avaliadas melhorias na ponte sobre o Rio Bandeirantes e a necessidade de interseções em desnível no acesso secundário para Santa Fé e no entroncamento com a PR-550, acesso para Munhoz de Melo.
Os dois projetos devem contemplar ainda soluções como acostamentos, rótulas fechadas alongadas nas interseções em nível, regularização dos acessos, novos passeios e ciclovias ou faixas compartilhadas onde for aplicável.
DUPLICAÇÃO – O DER/PR também está licitando a elaboração do projeto e execução da obra de duplicação da PR-317 entre Maringá e Iguaraçu, trecho de 21,82 quilômetros. Ela inclui cinco quilômetros de vias marginais, três interseções em desnível, cinco retornos, duas passarelas e a duplicação da ponte sobre o Rio Pirapó.
O prazo para execução, após assinatura do contrato e emissão da ordem de serviço, é de 720 dias (24 meses). Os projetos básico e de engenharia devem ser finalizados durante os primeiros 210 dias, mas os serviços no trecho podem ter início até os primeiros 180 dias, conforme os projetos, divididos em subtrechos, forem sendo aprovados.
O anteprojeto da obra foi doado pela Associação Comercial e Industrial de Maringá (Acim) e revisado pelo DER/PR para ser utilizado como base para a licitação do projeto de engenharia e da execução da duplicação.