O Governo do Estado, por meio do Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), investiu R$ 606.315,54 em melhorias na PR-575, trecho de 13,3 quilômetros entre Nova Aurora e o distrito de Palmitópolis. Foram serviços de desconfinamento de bordos, remendos, microrrevestimento asfáltico e sinalização horizontal com instalação de dispositivos auxiliares de segurança, por meio do lote 16 de seu programa Conservação de Pavimentos (COP).
“Com essas melhorias atendemos toda a população do distrito de Palmitópolis, que pode se deslocar com mais segurança e conforto até o município, bem como os produtores dos lotes lindeiros à rodovia”, afirma o secretário estadual de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex.
“Não poupamos esforços para atender o setor produtivo com uma malha viária em excelentes condições, para que continue a crescer cada vez mais, especialmente em uma cidade como Nova Aurora, que já apresenta números impressionantes quanto ao milho e soja, e na criação de frango”, acrescenta.
O desconfinamento de bordo consiste na remoção de uma camada superficial de solo ao lado da pista, facilitando o escoamento de água e preservando as condições da rodovia.
Os primeiros serviços realizados no pavimento são os remendos superficiais, em que o revestimento da pista é substituído nos pontos onde está danificado.
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Na sequência é executado o microrrevestimento, a aplicação de uma nova camada de 8 milímetros sobre o pavimento, ajudando a prevenir contra o desgaste natural e ação do clima, bem como melhorar a aderência do pneu ao solo.
Os trabalhos são finalizados com a aplicação de uma nova pintura horizontal para sinalização e instalação descontínua de tachas e tachões refletivos no eixo da rodovia, garantindo ainda mais segurança aos usuários, principalmente à noite.
“Verificamos apenas danos superficiais no pavimento da PR-575, o que permitiu ao DER atender todo o trecho com um investimento de pouco mais de meio milhão de reais”, explica o diretor-geral do DER/PR, Fernando Furiatti. Segundo ele, atualmente a rodovia não apresenta um volume excessivo de tráfego, o que deve mudar em anos futuros, com a pavimentação entre Palmitópolis e a PR-581.
O programa COP do DER/PR prevê serviços de remendos, reperfilagem, microrrevestimento, melhorias no sistema de drenagem e sinalização horizontal, de acordo com as necessidades de cada trecho. Somente no lote 16 são atendidos 332,23 quilômetros de rodovias, a maioria entre Cascavel e Goioerê.
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PROJETO – Outra iniciativa do DER/PR que vai atender Nova Aurora, além de Cafelândia e Tupãssi, é a elaboração do projeto executivo de engenharia da pavimentação da PR-574, entre Cafelândia e Palmitópolis, e da PR-575, de Palmitópolis a Jotaesse, incluindo a implantação de variante entre as duas rodovias, na altura de Palmitópolis.
São 22 quilômetros contemplados no projeto, com previsão de conclusão para este ano ainda. O investimento é de R$ 1.736.133,03, por meio do Programa Estratégico de Infraestrutura e Logística de Transportes do Paraná, uma parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).