A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) é uma das vencedoras do 2º Prêmio Inovainfra 2021, com o projeto de usina solar no reservatório do Passaúna, em Curitiba. O prêmio é uma iniciativa da revista especializada O Empreiteiro e tem como objetivo incentivar e divulgar projetos de inovação de empresas e concessionárias que atuam em diferentes áreas do setor de infraestrutura.
A cerimônia de premiação foi nesta quarta-feira (7), em evento online transmitido pelo Youtube. Os resumos das iniciativas premiadas estão publicados numa edição especial dedicada ao Inovainfra.
Denominado "Usina solar fotovoltaica no reservatório do Passaúna: energia renovável, inovação e sustentabilidade a serviço do saneamento ambiental", o projeto da Sanepar é inédito no setor de saneamento ambiental no País e recebeu investimento de R$ 1,6 milhão.
O diretor-presidente da companhia, Claudio Stabile, destaca que premiações desta natureza reforçam o protagonismo da empresa no desenvolvimento de soluções inovadoras e sustentáveis. "Esses projetos evidenciam a capacidade do nosso corpo técnico", destaca.
- Paraná amplia em 80% alcance do programa Caixa d’Água Boa
- Obras melhoram abastecimento de água na região central de Londrina
- Painel de Poty Lazzarotto sobre saneamento completa 25 anos
A usina foi concebida e inaugurada em 2019. Formado por 396 módulos fotovoltaicos policristalinos, numa área de aproximadamente 1.200 metros quadrados, o sistema foi instalado em estruturas flutuantes sobre o lago do reservatório Passaúna, uma forma de gerar energia elétrica aproveitando uma área antes ociosa.
De acordo com a pesquisa, uma das vantagens dos sistemas fotovoltaicos flutuantes em relação aos sistemas convencionais instalados em terra é a possibilidade de maior produção de energia, ocasionada principalmente por uma redução da temperatura de operação das placas fotovoltaicas, e consequente aumento de sua eficiência.
Entre os benefícios desse tipo de usina também foi observada a possibilidade de redução de floração de algas e economia de água com a redução da evaporação. A usina continua em operação desde que foi inaugurada e segue acompanhada por pesquisadores da Sanepar, universidades e institutos de pesquisa.
VALOR – Segundo o gerente de Pesquisa e Inovação da Sanepar, Gustavo Rafael Collere Possetti, o prêmio é o reconhecimento de que a Sanepar, ao adotar a inovação para a sustentabilidade como um de seus pilares para a condução de seu modelo de negócios, está gerando valor para a sociedade. “Contribuímos assim de forma ativa para o desenvolvimento do setor de saneamento ambiental no Brasil", afirma.
Além de Possetti, também participam do desenvolvimento do projeto os servidores da Sanepar Henrique Novak, Felipe Owczarzak de Mello e Silva, Ronald Gervasoni, Luiz Gustavo Wagner, Alexandre Moreno Lisboa e Alex Sandro Franco de Souza.