Prefeitos da Assomec firmam compromisso com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

É mais um passo para encontrar novas soluções para a implementação da Agenda 2030, da ONU. Este é o segundo encontro com líderes municipais – o primeiro foi com a Amusep, em Maringá. Todas as 19 associações do Estado estão no radar.
Publicação
12/11/2021 - 16:50

Confira o áudio desta notícia

Prefeitos dos municípios que compõem a Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Curitiba (Assomec) se reuniram nesta sexta-feira (12), no Salão de Atos do Parque Barigui, onde firmaram compromisso com o Desenvolvimento Sustentável. É mais um passo para encontrar novas soluções para a implementação da Agenda 2030, da ONU.

Este é o segundo encontro com líderes municipais – o primeiro foi com a Amusep, em Maringá. Todas as 19 associações do Estado estão no radar.

Representando o superintendente executivo do Paranacidade, Alvaro Cabrini, o analista de Desenvolvimento Municipal, Geraldo Farias, destacou o estabelecimento de parcerias. “Isso acontece desde a data em que o governador Carlos Massa Ratinho Junior firmou as primeiras parcerias para buscar o desenvolvimento sustentável, vinculado aos ODS. Atualmente, esta é a única agenda municipalista”, afirmou.

A SEDU e o Paranacidade investiram, desde 2016, R$ 625.391.763,53 nas cidades que compõem a Assomec. Foram 531 ações para dar melhor qualidade de vida a todos.

A vice-presidente do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (Cedes), Keli Guimarães, reforçou o compromisso dos prefeitos das associações de municípios. “Nós estamos mobilizando os prefeitos junto com a SEDU, Paranacidade, para que os ODS, a Agenda 2030, sejam utililizados efetivamente para tomada de decisão. Esse é o pedido do próprio governador e consta em seu plano de Governo”, afirmou.

O vice-prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel, que abriu o evento, lembrou que todos os municípios da Paraná vão aderir aos ODS, planejando o futuro com desenvolvimento sustentável.

"Curitiba já assinou esse compromisso e graças a esse documento recebemos dois investimentos internacionais. Um de 50 milhões de dólares para requalificar as linhas de ônibus e outro, de 50 milhões de euros, da Agência Francesa de Desenvolvimento, para promover a conservação do meio ambiente. O mundo olha para as cidades que se comprometem com os ODS, com o desenvolvimento sustentável", disse.

GALERIA DE IMAGENS