Porto de Paranaguá inicia serviço de inspeção subaquática do cais

Serviços de mergulho especializado tiveram início nesta semana. Trabalho será realizado em toda extensão da faixa primária, dos berços 201 ao 218 e até o píer público de granéis líquidos. Investimento da Portos do Paraná é de R$ 2,8 milhões.
Publicação
24/06/2021 - 16:40

Confira o áudio desta notícia

Tiveram início nesta semana os serviços de mergulho especializado para inspeção e verificação subaquática de estruturas do cais do Porto de Paranaguá. O objetivo é identificar, diagnosticar e solucionar possíveis pontos para reparação preventiva. O contrato é de um ano, com investimento de R$ 2,8 milhões, em recursos próprios da empresa pública Portos do Paraná.

“É uma forma de conhecer a situação atual das nossas estruturas submersas para entender se existe algum ponto onde é necessária a manutenção. Assim, reforçamos a segurança nas operações dos navios, trabalhadores e comunidade portuária”, afirmou André Cassanti Neto, diretor de Engenharia e Manutenção da Portos do Paraná.

O serviço será efetuado em todo o cais do porto de Paranaguá, que possui extensão aproximada de 4.7 mil metros, do berço 201 ao 218 e até o píer público de granéis líquidos.

Segundo Cassanti, a manutenção prévia reduz riscos. “A finalidade é verificar a ocorrência de fendas, fissuras, pontos de corrosão e avarias ao longo do cais, para que possam ser reparadas prevenindo maiores danos estruturais”, disse.

O serviço é efetuado por equipe especializada, composta por engenheiro estrutural e mergulhadores, que filmam todas as estacas e fazem anotações dos pontos mais críticos. Na sequência são elaborados relatórios e laudos sobre as condições de cada estaca.

Executado esse serviço, os engenheiros da Portos do Paraná analisam os dados recebidos e definem se é necessário fazer algum tipo de manutenção ou somente o acompanhamento.

GALERIA DE IMAGENS