Porto de Paranaguá implanta estação meteorológica para evitar acidentes

Estação meteorológica própria vai disponibilizar medições e alertas em tempo real sobre as condições atmosféricas. A ferramenta poderá ser acessada por toda a comunidade portuária, servindo de auxílio na prevenção de acidentes de trabalho.
Publicação
21/06/2021 - 10:10

Confira o áudio desta notícia

A Portos do Paraná implantou uma estação meteorológica própria que disponibilizará medições e alertas em tempo real sobre as condições atmosféricas no Porto de Paranaguá. A ferramenta poderá ser acessada por toda a comunidade portuária, servindo de auxílio na prevenção de acidentes de trabalho.

“A atividade exige trabalho em altura e sincronia com algumas condições de clima e tempo. A estação permite que a Gerência de Saúde e Segurança do Trabalho e a equipe da Operação disparem alarmes de condições adversas”, explica João Paulo Ribeiro Santana, diretor de Meio Ambiente da empresa pública.

O equipamento WS 18 trabalha em conjunto com o aplicativo Plugfield, disponível para aparelhos celular com sistema Android e IOS. O módulo de GPS permite medir o índice pluviométrico, temperatura, umidade relativa do ar, velocidade e direção do vento, radiação solar e raios ultravioleta.

De acordo com Santana, a ferramenta poderá auxiliar os navegadores, não só de grandes embarcações (muitas já possuem equipamentos semelhantes) como as de pequeno porte. “A Marinha já emite os seus alertas, mas os rebocadores, os barcos de apoio podem ter também em seus celulares, na palma da mão, a estação meteorológica do cais e todos os seus dados em tempo real”, destaca Santana.

O novo equipamento tem bateria de lítio que pode durar até oito dias e é alimentada com energia solar.

ALERTAS - Mesmo com a disponibilidade do aplicativo, a Portos do Paraná continuará emitindo os avisos de condições climáticas adversas na faixa portuária. “Os alertas para a velocidade do vento, pressão, entre outros, serão mantidos, para que a comunidade se prepare preventivamente”, diz o gerente de Saúde e Segurança do Trabalho, José Sbravatti.

A preocupação com as condições climáticas faz parte da Norma Regulamentadora 29, que trata dos critérios de segurança no porto. “Essa norma traz uma série de cenários acidentais que têm que ser tratados dentro dos planos de emergência, entre eles as catástrofes climáticas.  Há alguns meses registramos a passagem de um ciclone bomba, que gerou diversos problemas para o porto. Com a estação será possível antecipar situações semelhantes”, afirma o assessor especialista de Segurança no Trabalho, Felipe Zacharias.

Os interessados em conhecer e usar o aplicativo em suas funções devem baixar o Plugfield nas lojas de aplicativos Google Play (Android) ou App Store (Iphone) e usar o login “comunidadeportuaria.pr”  e a senha “comunidadeportuaria”.

GALERIA DE IMAGENS