Porto de Paranaguá apresenta vantagens de embarque a empresários asiáticos

Comitiva de empresários esteve na sede administrativa da Portos do Paraná para conhecer os diferenciais que os portos paranaenses podem oferecer para a movimentação de açúcar ensacado.
07/07/2021 - 15:50

A Portos do Paraná recebeu nesta quarta-feira (7) uma comitiva de empresários asiáticos interessados em conhecer os diferenciais do Porto de Paranaguá em relação a outros portos no embarque de açúcar ensacado.

Eles foram recepcionados pelo diretor de Desenvolvimento Empresarial da empresa pública, André Pioli, que apresentou aos visitantes os investimentos planejados no Corredor de Exportações, na dragagem e em desestatizações, além dos diferenciais de exportar através de Paranaguá, enfatizando a prioridade de embarque do granel e ensacado.

“A cada dia temos mais negócios nos portos paranaenses, fruto da eficiência dos trabalhadores portuários. Somos modelo de excelência para todos os portos do Brasil e essa reunião é prova disso”, afirma Pioli. Segundo ele, Paranaguá tem a maior eficiência de movimentação do País com a estrutura disponível.

Emerson Rodrigues Feitosa, diretor comercial da Câmara do Comércio e Indústria Brasil Korea (CCIBK Brasil), disse o grupo conheceu como funciona o porto, principalmente a questão operacional e de acessos (rodoviários e ferroviários). “A intenção é já acertar na usina produtora para operacionalizar o transporte nos próximos meses. Queremos fazer embarques de empresas que representamos através do Porto de Paranaguá”, disse.

Açúcar é um dos principais produtos movimentados pelos portos de Paranaguá e Antonina. Somente no mês de junho foram exportadas 54.752 toneladas do produto ensacado e 417.595 toneladas a granel. No primeiro semestre do ano, foram 1.990.526 toneladas em exportação. Com 600 milhões de hectares de cana, o Paraná estima colher 34 milhões de toneladas de açúcar na safra atual.

PARTICIPAÇÃO – Além da equipe da diretoria Empresarial da Portos do Paraná, participaram também da reunião os empresários Mang, Dechuan e Yunfeng Jin; o presidente da Câmara de Comércio e Indústria Brasil/Coreia do Sul, Suk Chung; e o administrador da Regional da Cidade Industrial de Curitiba (CIC), Raphael Assahida.