A Polícia Civil do Paraná (PCPR) realizou mais de 9,4 mil procedimentos de polícia judiciária durante o Verão Consciente 2020/21, no Litoral. A Polícia Civil atuou nas praias do dia 21 de dezembro de 2020 até o dia 9 de março deste ano, nas cidades de Matinhos, Morretes, Paranaguá, Antonina, Pontal do Paraná e Guaratuba.
Neste período foram registrados 7.486 boletins de ocorrência, além de solicitadas 322 medidas protetivas para mulheres vítimas de violência doméstica e familiar. Entre os dados contabilizados ainda estão 203 mandados de prisão expedidos e 31 medidas cautelares. Também foram feitas 82 perícias papiloscópicas.
- Força-tarefa desmonta esquema bilionário de sonegação em quatro estados
- Programa Prumos leva qualidade de vida a policiais e agentes de segurança pública
Para o delegado Gil Tesseroli, coordenador do Verão Consciente pela PCPR, a qualidade do trabalho de polícia judiciária contribui para a eficiência da fase processual. “O alto número nas atividades mostra um trabalho de qualidade, e é justamente esse que vai para a Justiça. Quanto mais efetividade nos trabalhos da Polícia Civil, mais eficiência levaremos à segunda fase que é a parte processual junto ao judiciário”, afirmou Tesseroli.
Durante o período ainda foram elaborados 282 termos circunstanciados e lavrados 694 autos de prisão em flagrante. A PCPR também registrou 134 boletins de ocorrência circunstanciados e 11 autos de apreensão de adolescentes infratores.
SEGURANÇA – Mais de 135 policiais civis fixos e 14 itinerantes, entre delegados, investigadores, escrivães e papiloscopistas estavam atuando nos municípios do Litoral, somados ao efetivo regular.
Além disso, mais de 20 viaturas foram acrescentadas à frota regular da região, além de um ônibus que abriga a Delegacia Móvel, ficando em pontos estratégicos para atender a população local e os veranistas. A PCPR ainda contou com o reforço de equipes das unidades especializadas de operações aéreas e operações policiais especiais.