Com a temperatura em queda e um frio que promete não dar trégua pelo menos até a próxima semana, é a solidariedade que vai ajudar muitos paranaenses a se aquecerem nesse inverno. E foi a mobilização de centenas de pessoas que ajudou a encher três caminhões com roupas, calçados, cobertores e outras peças arrecadadas na campanha Aquece Paraná, que começaram a ser distribuídas nesta quinta-feira (17) aos municípios.
Nesse primeiro mês da campanha, iniciada em 12 de maio, a Superintendência Geral de Ação Solidária do Governo do Estado (SGAS) conseguiu arrecadar mais de 20 mil peças. Elas estão sendo entregues, com apoio da Coordenadoria Estadual da Defesa Civil, para Secretarias Municipais de Assistência Social, que serão responsáveis por fazer a distribuição às famílias em situação de vulnerabilidade de cada cidade.
Presidente do conselho da Superintendência de Ação Solidária, a primeira-dama Luciana Saito Massa destaca que a primeira fase das arrecadações foi muito positiva. “Estou muito feliz e orgulhosa com os primeiros resultados. Conseguimos arrecadar mais de 20 mil itens que vão aquecer muitos corações, que não estão sofrendo apenas com o frio, mas também com os efeitos da pandemia em muitos lares paranaenses”, afirma. “O sentimento maior é de gratidão a todos aqueles que colaboraram para que esse resultado fosse possível”.
Os produtos destinados nesta primeira etapa foram aqueles arrecadados no drive-thru realizado no dia do lançamento do Aquece Paraná, em frente ao Teatro Guaíra, e os entregues pela população nos pontos de coleta.
- Disque Idoso ajuda Governo a dar proteção a pessoas com 60 ou mais
- Em dois anos, Estado destinou R$ 134 milhões à socioeducação
EM ANDAMENTO – A campanha continua, basta apenas separar roupas, calçados, cobertores, roupas de cama e outros produtos em bom estado de uso e levá-los higienizados às unidades do Corpo de Bombeiros nos municípios.
Após a coleta, os próprios bombeiros são responsáveis pela triagem, separação e embale das peças destinadas aos municípios. “Só temos a agradecer cada pessoa que doou à campanha, porque é de grande importância para o município. As buscas e os pedidos de alimentos e roupas, principalmente agora com o frio, aumentaram muito”, diz a secretária municipal de Assistência Social de Balsa Nova, Maiara Bullow.
“Agradecemos as doações recebidas pelo Aquece Paraná. As famílias em situação de vulnerabilidade social atendidas pelo nosso Centro de Referência em Assistência Social ficarão muito mais aquecidas nesse inverno”, destaca Maria Vitória Duarte Caleme, secretária municipal de Assistência Social de Campo Magro.
“A pandemia atingiu muitas pessoas, que perderam seus empregos e foram afetadas por outras situações que dificultaram ainda mais sua vida. Essas doações trazem um alento nesse período”, diz.
PARANÁ SOLIDÁRIO – Além dos meios físicos, as doações também podem ser feitas sem sair de casa, através do aplicativo Paraná Solidário, que faz a intermediação diretamente com as entidades assistenciais mais próximas. Até agora, cerca de mil doações da campanha Aquece Paraná foram feitas pelo aplicativo.
Para doar pelo Paraná Solidário, basta acessar o site http://www.aqueceparana.pr.gov.br/, apontar a câmera do celular para o QR Code que aparece na tela e fazer o download do aplicativo, que está disponível gratuitamente para os sistemas Android e iOS.
Ao abrir a ferramenta, é preciso fazer um cadastro de doador. Assim que fizer o login, o usuário é direcionado diretamente para as doações do Aquece Paraná, podendo escolher a categoria do produto a ser doado: agasalhos ou cobertores.
Os doadores devem descrever e adicionar fotos dos produtos e confirmar o envio. O aplicativo mostra então as instituições mais próximas que precisam daquela doação. O contato com a entidade para acertar os detalhes sobre a entrega é feito pela própria ferramenta, ficando sob responsabilidade da entidade ou do doador.