Parques estaduais do Paraná ficarão abertos durante todo o feriado prolongado

Apenas o Caminho do Itupava, atrativo do Parque Estadual Serra da Baitaca, permanece fechado para reparos na trilha. A fim de garantir a atração, que oferta locais abertos e contato com a natureza, os Parques Estaduais não fecharão na terça-feira (2), como normalmente ocorre para manutenção.
Publicação
29/10/2021 - 08:50

Confira o áudio desta notícia

Todos os parques estaduais do Paraná permanecerão abertos para visitação durante o feriado prolongado de Finados, com exceção do Caminho do Itupava, atrativo do Parque Estadual Serra da Baitaca, que permanece fechado para visitação devido às obras de reparos na trilha.

A fim de garantir a atração em Unidades de Conservação, que ofertam locais abertos e contato com a natureza, os Parques Estaduais não fecharão na terça-feira (2), como normalmente ocorre para manutenção.

A Portaria IAT nº 313/2021 define o retorno de 100% da capacidade de visitação nos parques. De acordo com o documento, elas podem funcionar das 8 horas às 17 horas, porém os bebedouros permanecem interditados e continuam proibidos os acampamentos e fogueiras, e também o comércio nas dependências dos parques.

De acordo com o diretor de Políticas Ambientais da Secretaria do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo e diretor do Patrimônio Natural do IAT, Rafael Andreguetto, ainda é obrigatório o uso de máscaras por todos os frequentadores e colaboradores, e o limite de capacidade deve ser respeitado.

“A pandemia ainda exige cuidados e precisamos da colaboração de todos. Sabemos que há muita procura desses locais para lazer, especialmente durante um feriado prolongado, mas pedimos a compreensão de todos para que o passeio seja feito com segurança”, disse.

Além disso, ele reforça, é fundamental que os visitantes não ingressem nos parques por entradas clandestinas. “O acesso às nossas Unidades de Conservação deve ser feito somente pelas portarias oficiais”.

CAMPANHA – Quem visitar os parques estaduais neste feriado pode se deparar com uma pesquisa de satisfação. Ao todo, dez Unidades de Conservação participam da campanha nacional da Rede Brasileira de Observatórios de Turismo.

Para saber a opinião dos visitantes, foram instalados cartazes. Basta que o turista aproxime a câmera do celular do QR Code. O público vai responder sobre o atrativo, o local onde mora e dizer qual o nível de satisfação geral com a visita.

O objetivo é ouvir o nível de satisfação dos visitantes para debater futuras melhorias necessárias. É possível participar até março do ano que vem.

GALERIA DE IMAGENS