A Sanepar vai vistoriar as ligações de esgoto em cerca de 470 escolas públicas estaduais da Região Metropolitana de Curitiba e Litoral e identificar as escolas rurais que não têm sistema de abastecimento de água. O trabalho será feito em parceria com o Instituto Paranaense de Desenvolvimento Educacional (Fundepar).
O termo de cooperação técnica entre as instituições foi assinado pelo diretor-presidente da Sanepar, Claudio Stabile, e o diretor-presidente da Fundepar, Marcelo Pimentel Bueno, nesta sexta-feira (16).
As atividades serão executadas durante três anos. A Fundepar vai elaborar o cronograma e o planejamento de atendimento às unidades escolares por Núcleo Regional de Educação, além de fornecer à Sanepar apoio técnico dos engenheiros do Setor de Edificações Escolares.
- Análise de indicadores coloca Sanepar como destaque nacional no setor
- Governo entrega 1,4 mil itens para um colégio de Campina Grande do Sul
Nas vistorias técnicas operacionais nas escolas, a Companhia verificará se as ligações das instalações hidráulicas (banheiros, cozinhas e áreas de serviço) estão feitas de forma correta à rede coletora de esgoto. Nas escolas rurais, vai assegurar que o sistema de abastecimento esteja de acordo com as normas de potabilidade da água.
“Nossa intenção é melhorar as condições hidrossanitárias e de abastecimento dos estabelecimentos escolares, o que significa mais saúde para a comunidade e preservação ambiental”, afirmou o diretor-presidente da Sanepar, Claudio Stabile.
“A assinatura deste convênio é resultado de estudos de ambas instituições para assegurar melhores condições na infraestrutura e atendimento das legislações ambientais nas nossas escolas, que traz reflexos positivos ao ensino dos nossos alunos”, disse o diretor-presidente da Fundepar, Marcelo Pimentel Bueno.
Inicialmente, o trabalho será executado na Região Metropolitana de Curitiba. O cronograma prevê o atendimento de escolas na Capital, nos 14 municípios da área Metropolitana Norte; nos 14 municípios da área Metropolitana Sul; e nos sete municípios do Litoral.
PRESENÇAS – Também participaram da reunião o diretor Comercial da Sanepar, Toco Zanetti, e o gerente de Engenharia e Projetos da Fundepar, Célio Watter.