Em reunião online nesta sexta-feira (23), a Coordenadoria de Museus da Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná (Seti) deu início aos diálogos para proposta de criação de um fórum de museus universitários do Paraná. O objetivo do novo espaço de interlocução é a construção de uma política estadual do setor que viabilize, a médio prazo, recursos orçamentários e humanos às instituições.
“Os museus universitários possuem características que os diferenciam, uma delas é a proximidade para com os pesquisadores”, explica Renê Wagner Ramos, coordenador do setor na Seti. “Outra característica é a capacidade de reunir uma diversidade de áreas do conhecimento, o que permite o desenvolvimento de uma visão cultural mais ampla ao município de origem da instituição”.
- Universidades estaduais estão entre as melhores no cumprimento dos ODS
- UEL e Fundação Araucária oferecem bolsa permanência para estudantes
Ele pondera, ainda, que uma das realidades que deve impactar positivamente os quadros técnicos é a futura formação da primeira turma do curso de Museologia da Unespar.
Participaram da reunião direções do Museu Histórico de Londrina (UEL), do Museu de Ciências Naturais (Unicentro) e do Museu Campos Gerais (UEPG), todas convidadas para elaboração do documento inicial da proposta do fórum.
O encontro também debateu a necessidade de criação de uma conferência online nos próximos meses que marque a iniciativa, assim como o lançamento de uma publicação editorial com o registro das experiências dos museus universitários no Paraná. A ideia é potencializar o acesso aos acervos e ampliar o conhecimento dos estudantes sobre a formação do Estado.