A Secretaria de Estado da Justiça, Família e Trabalho (Sejuf) encerrou neste mês de abril a primeira etapa do Ciclo de Fortalecimento da Interiorização do Sistema Único de Assistência Social no Paraná (SUAS). O objetivo segue a determinação do Governo do Estado em aproximar a gestão estadual das administrações municipais e fortalecer a comunicação para melhorar a execução da política pública de assistência social.
O secretário da pasta, Ney Leprevost, explica que devido à mudança de gestão municipal muitos prefeitos e secretários apresentaram dúvidas técnicas sobre o funcionamento de repasses aos municípios e que os encontros online foram o meio encontrado nesta época de pandemia para não deixar os gestores sem orientação.
“Nosso objetivo é orientar os técnicos para que o recurso seja destinado para ações que atendam as famílias na superação da vulnerabilidade social, situação de risco ou violação de direitos”, afirmou Ney.
- Governo oficializa implementação do programa Criança Feliz no Paraná
- Estado intensifica políticas públicas de assistência social no Paraná
Os encontros foram conduzidos pela chefe do Departamento de Assistência Social da Sejuf, Larissa Marsolik, que explicou sobre o funcionamento de repasses promovidos aos municípios e os esforços empreendidos em prol da otimização da operação de cofinanciamento.
“Por meio da modalidade fundo a fundo, o Estado autoriza o repasse de recursos do Fundo Estadual de Assistência Social (Feas) direto para os fundos municipais de assistência social, tornando os serviços acessíveis à população”, disse.
Larissa destacou, ainda, a importância da atuação dos escritórios regionais que, em conjunto com os municípios, constroem e desenvolvem ações específicas em cada região.
Dentre os gestores participantes, a secretária municipal de Ação Social de Campo Magro e presidente do Colegiado de Gestores Municipais de Assistência Social, Márcia Regina Ferreira da Silva, falou sobre a importância de fortalecer ações do SUAS com os municípios. “Foi um momento de aproximação, diálogo, vivência e troca de experiências entre os gestores da política de assistência social na efetivação e o andamento do sistema em cada cidade”, destacou.
Desde março, foram promovidos 21 encontros virtuais, organizados conjuntamente pelo Departamento de Assistência Social e os 22 Escritórios Regionais da Sejuf. Participaram ao todo representantes de 356 municípios, totalizando aproximadamente 800 pessoas, entre prefeitos, secretários municipais, gestores e técnicos. Também participaram dos encontros o diretor de Desenvolvimento Social da Sejuf, Jackson Pitombo Cavalcante Filho, o coordenador dos Escritórios Regionais da Sejuf, Amilton Antônio de Oliveira, o presidente do Conselho Estadual de Assistência Social, Adrianis Junior, e demais representantes do conselho.