Um sistema pioneiro que permite o aprimoramento das políticas públicas de esporte nos municípios, visando o desenvolvimento nesta área das diferentes regiões, respeitando suas demandas e vocações. Essas são as premissas do programa O Esporte Que Queremos, do Governo do Paraná. O novo programa foi apresentado pelo superintendente do Esporte, Helio Wirbiski, em live realizada nesta quarta-feira (18).
De formato pioneiro no Estado, o programa envolve diagnóstico de demandas e potenciais, capacitação e respeito às vocações regionais. Será realizado pela Superintendência do Esporte, em parceria com a Universidade Federal do Paraná (UFPR). “Estamos falando de um legado para os próximos 20 anos do Esporte do Paraná”, afirmou Wirbiski. “Temos o apoio do governador Ratinho Junior, fundamental para o sucesso da iniciativa, e contamos só nesse evento de lançamento com mais de 1.300 integrantes da comunidade esportiva”, destacou.
Representantes de quase todas as cidades paranaenses, incluindo diversos prefeitos, acompanharam em tempo real a live de lançamento.
- Recorde nacional dos 3.000 metros com barreira, Tatiane Raquel levou o nome do Paraná a Tóquio
- Estado lança o Programa Pedala Paraná, com 80 ciclorrotas
O evento contou com depoimento de Emanuel Rego, tricampeão mundial de vôlei de praia e medalhista de ouro em Jogos Olímpicos, e a participação do reitor da UFPR, Ricardo Fonseca, e de Fernando Mezzadri, coordenador do Instituto de Pesquisa Inteligência Esportiva da instituição. O detalhamento foi feito pelo coordenador técnico do programa, Dilson Martins.
METODOLOGIA – O Esporte Que Queremos terá três etapas principais de ação: diagnóstico e mapeamento, capacitação e construção das políticas públicas municipais. A primeira já está em andamento com a parceria da UFPR. Foi aplicado um BI (Business Intelligence), chamado Gestão do Esporte nos Estados e Municípios (GEEM), sistema que combina compilação e visualização de dados, criação de gráficos e mapas a partir desses dados e análise coordenada das informações. As informações contemplam, entre outros itens, governança, recursos humanos, instalações e cultura esportiva. Ele foi desenvolvido pela Universidade após um levantamento diagnóstico em 100% dos municípios paranaenses.
- Com apoio do Governo, Paraná recebe eventos esportivos nacionais e internacionais
- Estado retoma Jogos Escolares com competições de tênis de mesa e ciclismo; veja os campeões
“A universidade está muito contente por fazer parte da construção e assessoria para a implementação das políticas públicas de esporte nos municípios”, disse o reitor Ricardo Fonseca. Ele ressaltou a pesquisa e a ciência pautando as ações em prol da sociedade paranaense.
O multicampeão Emanuel enviou um recado aos gestores de todo o Estado. “Participei ativamente do processo de construção da Política de Esporte do Paraná, através de oficinas, simpósios e audiências promovidas pelo Governo do Estado. E é por isso que posso lhes afirmar: vocês estão construindo um dos maiores legados da sua gestão e certamente um passo a mais na história do esporte em benefício das pessoas que vivem na sua cidade”.
CAPACITAÇÃO REGIONAL – As datas das primeiras capacitações foram divulgadas durante o evento. Elas serão online, organizadas conforme a divisão dos 13 Núcleos Regionais da Superintendência do Esporte. O horário e forma de acesso ainda serão divulgados.
23/08 – Curitiba e Ponta Grossa
24/08 – Cornélio Procópio e Londrina
25/08 – Maringá, Paranavaí e Umuarama
30/08 – Campo Mourão e Ivaiporã
31/08 – Foz do Iguaçu e Cascavel
01/09 – Pato Branco e Guarapuava