A retomada do esporte paranaense foi marcada nesta terça-feira (10) com o lançamento do Programa Pedala Paraná na sede da Superintendência Estadual de Esporte, em Curitiba. O termo de cooperação técnica foi assinado entre o Paraná e entidades parceiras, e o termo de adesão com os municípios, oficializando a fase inicial do projeto, com 80 ciclorrotas.
“Esse evento simbolicamente é muito importante para o Paraná, retomando suas atividades que foram paralisadas durante pandemia. As ciclorrotas são um marco que podem se tornar rotas de turismo. Cuidar do esporte é nossa obrigação e também estamos apoiando o turismo paranaense”, disse o superintendente estadual do Esporte, Helio Wirbiski.
O vice-governador Darci Piana, que participou do evento, afirmou que o turismo é um dos grandes nortes do Governo, assim como o esporte. “O objetivo é trabalharmos essa integração em todo o Estado, com o esporte promovendo a saúde e o turismo oferecendo lazer e movimentando a economia”, ressaltou.
SEGURANÇA – Pensando na segurança dos ciclistas, o Governo do Estado instalará placas de sinalização e totens de atendimentos aos ciclistas com bomba de encher pneus, ferramentas para conserto das bicicletas e mapa das rotas. Além disto, o site www.esporte.pr.gov.br oferecerá uma página com georreferenciamento de cada uma das rotas.
PEDALA SOLIDÁRIO – Com a presença da primeira-dama e presidente do Conselho de Ação Solidária, Luciana Saito Massa, também foi anunciado o Pedala Solidário, no próximo dia 28 de agosto. O evento de arrecadação de alimentos não perecíveis marcará a inauguração oficial das primeiras ciclorrotas. O objetivo é divulgar as rotas e ainda ajudar as famílias em situação de vulnerabilidade social.
AÇÃO CONJUNTA - O programa Pedala Paraná é uma realização do Governo do Estado, por meio da Superintendência do Esporte, com termo de cooperação técnica da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Detran, Conselho Paranaense de Ciclomobilidade (Conciclo-PR), Sesc, Senac, Paraná Turismo e Paraná Projetos. Conta também com o apoio da Federação Paranaense de Ciclismo, Sebrae e municípios participantes.
O diretor de Inovação e Desenvolvimento do Esporte, responsável pelo Pedala Paraná, Tiago Campos, explica que, além de promover o esporte, o programa visa fomentar o turismo com as entidades parceiras, como Sebrae, que ajudarão na qualificação da rede de restaurantes e hoteleira, entre outros estabelecimentos.
Durante o lançamento, o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, reafirmou a importância da manutenção dos protocolos sanitários. No evento, todos os participantes tiveram a temperatura aferida e álcool em gel à disposição, com o uso de máscara obrigatório, seguindo os protocolos sanitários exigidos. Ao final, o grupo de ciclistas presentes deu uma volta no complexo esportivo onde está sediada a Superintendência do Esporte.
O Pedala Paraná terá 80 ciclorrotas. Confira a
dos 48 projetos já oficializados (Icaraíma, no Noroeste, tem dois).PRESENÇAS – Também participaram do evento o superintendente da Ciência, Tecnologia de Ensino Superior, Aldo Bona; o reitor da UFPR, Ricardo Marcelo Fonseca; o pró-reitor da UFPR, Fernando Mazzadri; a superintendente de Cultura, Luciana Casagrande Pereira; o diretor-presidente da Paraná Esporte, Walmir Matos; o secretário de Esporte e Lazer de Curitiba, Emílio Trautwein; o ex-atleta Giba; o coreógrafo da CBG Rhony Ferreira; o presidente do Conselho Regional de Educação Física, Antônio Eduardo Branco; o presidente da Cufa, Zé da Cufa; os deputados estaduais Subtentente Everton de Souza, Goura Nataraj, Alexandre Amaro, Nelson Luersen, Tercilio Turini e Wilmar Reichembach; além de representantes da Federação Paranaense de Ciclismo, Detran, Conciclo, Sesc e Ministério Público.