Gestores de cadeias e coordenadores do Depen discutem adequação das carceragens

Carceragens que eram administradas pela Polícia Civil foram transferidas definitivamente para o Depen, que agora fará a readequação desses espaços. Os gestores de cadeia serão responsáveis por adequar as novas carceragens à padronização e procedimentos do órgão gestor do sistema prisional.
Publicação
27/09/2021 - 18:10

Confira o áudio desta notícia

O Departamento Penitenciário do Paraná (Depen) realizou um encontro com os gestores de cadeias públicas e coordenadores regionais do órgão de todo o Estado. A reunião aconteceu em Curitiba e um dos temas discutidos foi a readequação das novas carceragens, recentemente transferidas à gestão do Depen, por meio de decreto estadual.

“Esse é um momento importante, principalmente para os gestores de cadeia. Além de abrir espaço para o alinhamento do trabalho, a iniciativa tem por objetivo oferecer treinamento e valorizar esses profissionais”, explicou o vice-diretor do Depen, Luiz Francisco da Silveira.

Após o decreto nº 8784/2021, o Depen assumiu a gestão plena do sistema prisional no Estado. Carceragens que eram administradas pela Polícia Civil foram transferidas definitivamente para o Departamento Penitenciário, que agora fará a readequação desses espaços. Os gestores de cadeia serão responsáveis por adequar as novas carceragens aos procedimentos da Lei de Execução Penal.

“Nossa intenção é trabalhar a integração desses novos espaços às unidades penais já existentes. Para isso, o Depen aplicará mais recursos na organização, implantação de serviços e treinamento de pessoal, para que o atendimento oferecido seja similar ao que ocorre nas penitenciárias e cadeias públicas”, afirmou Silveira.

Segundo o Assessor de Segurança do Depen, Alisson Andrade, os chefes de cadeia tiveram aulas de protocolos de segurança, tratamento penal e direitos humanos, rotinas administrativas e recursos humanos, noções em inteligência penitenciária, além de uma visita técnica nas cadeias públicas de Curitiba e Região Metropolitana.

“Eles puderam acompanhar de perto e ver na prática o que o Depen fez nas cadeias públicas da região de Curitiba após assumir a gestão plena. Agora queremos que levem esse conhecimento e repliquem o trabalho em todo o Estado”, disse.

“A capacitação demonstra que a nossa categoria cresce rumo à profissionalização e ao reconhecimento que há anos estamos buscando e que hoje começa a se tornar realidade”, disse o chefe regional de Ponta Grossa, Robilan Andrey Ribeiro.

REGIONALIZAÇÃO – O encontro com os coordenadores regionais debateu, além das novas carceragens, o planejamento da Operação Verão e o retorno das visitas presenciais, que deve ocorrer nos próximos meses.

O Depen realizou ainda, a concessão simbólica dos novos uniformes que serão entregues para todos os servidores do sistema prisional do Estado. Cada chefe de cadeia e coordenador regional, recebeu um lote de uniforme completo. O restante do material deve ser distribuído nos próximos dias.

GALERIA DE IMAGENS