A Secretária de Estado da Saúde ativou mais sete leitos exclusivos para atendimento à Covid-19 nos últimos três dias. São dois leitos de UTI no Hospital Regional de Telêmaco Borba e cinco leitos na Casa de Saúde de Santa Izabel do Oeste.
“A determinação do governador Ratinho Junior é ampliar o maior número de leitos possível no Estado. Porém, ainda que tenhamos possibilidades físicas e equipamentos para ampliação, a mão de obra e os medicamentos são finitos, por isso a prevenção ainda é a melhor forma de combater a doença”, alertou o secretário estadual da Saúde, Beto Preto.
Com essas ampliações o Estado soma 4.736 leitos para atendimento à Covid-19. Destes, 1.938 são UTIs e 2.798 são leitos de enfermaria. A taxa de ocupação nesta segunda-feira (24) é de 96% nas UTIs e 84% nas enfermarias.
- Complexo Hospitalar do Trabalhador incrementa testagem em pacientes
- Com 2,7 milhões de testes, Paraná mantém liderança nacional na detecção
- Saúde envia 1,1 milhão de vacinas e medicamentos, recorde em um dia
TRANSFERÊNCIA – Os pacientes que aguardam por transferência de leitos exclusivos Covid-19 somam 1.098 até o momento. “Ressaltamos que nenhum desses pacientes está sem atendimento no Paraná. Todos estão recebendo suporte médico, seja em hospitais de pequeno porte, unidades de saúde ou ambulatórios municipais”, afirmou o secretário.
RECOMENDAÇÃO – A Secretaria da Saúde reafirma a importância da continuidade das medidas preventivas em todo o Estado para conter a disseminação da Covid-19: distanciamento social de no mínimo um metro e meio, deixar os ambientes ventilados, evitar aglomeração, usar máscara de proteção individual de forma adequada e fazer higienização das mãos com água e sabão ou álcool gel 70%.