O Complexo Hospitalar do Trabalhador (CHT), do Governo do Estado, utilizará mil testes rápidos para diagnóstico da Covid-19 em pacientes e colaboradores nas suas unidades – Hospital do Trabalhador, Hospital de Reabilitação, Hospital de Infectologia e Retaguarda Clínica e Hospital da Lapa.
Os testes foram criados pelo Instituto de Biologia Molecular do Paraná (IBMP) e validados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) no mês passado. As mil unidades doadas pela IBMP ao Complexo Hospitalar do Trabalhador foram entregues nesta sexta-feira (21).
O exame detecta o antígeno do vírus Sars-CoV-2 por meio da coleta de amostra da secreção respiratória (nasofaringe) e apresenta o resultado em aproximadamente 15 minutos. “Sempre falamos que a testagem é fundamental durante o enfrentamento da Covid-19 e agradecemos a iniciativa do IBMP no desenvolvimento dessa nova ferramenta”, afirmou o diretor-geral da Secretaria de Estado da Saúde, Nestor Werner Junior.
A escolha do CHT para recebimento destes testes tem ligação com a pesquisa iniciada em dezembro de 2020, em parceria com a Secretaria da Saúde, para verificação da confiabilidade do exame. Se comparado ao método RT-PCR, reconhecido como padrão ouro pela Organização Mundial da Saúde (OMS), o “teste rápido Covid Ag” do IBMP apontou uma confiabilidade de 93% no resultado.
- Paraná ativou mais de 2 mil leitos exclusivos para Covid-19 em 2021
- Nova distribuição de vacinas da Pfizer inclui nove municípios do Paraná
“Essa modalidade de teste permite que tenhamos um resultado em pouco tempo, com isso podemos separar imediatamente os pacientes diagnosticados com a doença e aqueles que não foram infectados”, disse o diretor-superintendente do CHT, Geci Labres de Souza Junior.
Realizaram a entrega o diretor-presidente do IBMP, Pedro Ribeiro Barbosa, o gerente de Desenvolvimento Tecnológico, Fabrício Marchini, e o gerente de Desenvolvimento de Negócios, Lucas Rosseti Nascimento.
“A possibilidade de fazermos a validação do exame com a equipe do CHT foi fundamental. Essa doação é um pequeno símbolo dessa parceria e esperamos que possamos continuar com essa cooperação e com a capacidade produtiva para satisfazer as necessidades especialmente aqui no Paraná”, destacou Barbosa.