Complexo Hospitalar do Trabalhador incrementa testagem em pacientes e colaboradores

CHT usará mil testes rápidos criados pelo Instituto de Biologia Molecular do Paraná (IBMP) e validados pela Anvisa. O teste detecta o antígeno do vírus Sars-CoV-2 e apresenta o resultado em aproximadamente 15 minutos.
Publicação
21/05/2021 - 13:40
Editoria

Confira o áudio desta notícia

O Complexo Hospitalar do Trabalhador (CHT), do Governo do Estado, utilizará mil testes rápidos para diagnóstico da Covid-19 em pacientes e colaboradores nas suas unidades – Hospital do Trabalhador, Hospital de Reabilitação, Hospital de Infectologia e Retaguarda Clínica e Hospital da Lapa.

Os testes foram criados pelo Instituto de Biologia Molecular do Paraná (IBMP) e validados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) no mês passado. As mil unidades doadas pela IBMP ao Complexo Hospitalar do Trabalhador foram entregues nesta sexta-feira (21).

O exame detecta o antígeno do vírus Sars-CoV-2 por meio da coleta de amostra da secreção respiratória (nasofaringe) e apresenta o resultado em aproximadamente 15 minutos. “Sempre falamos que a testagem é fundamental durante o enfrentamento da Covid-19 e agradecemos a iniciativa do IBMP no desenvolvimento dessa nova ferramenta”, afirmou o diretor-geral da Secretaria de Estado da Saúde, Nestor Werner Junior.

A escolha do CHT para recebimento destes testes tem ligação com a pesquisa iniciada em dezembro de 2020, em parceria com a Secretaria da Saúde, para verificação da confiabilidade do exame. Se comparado ao método RT-PCR, reconhecido como padrão ouro pela Organização Mundial da Saúde (OMS), o “teste rápido Covid Ag” do IBMP apontou uma confiabilidade de 93% no resultado.

“Essa modalidade de teste permite que tenhamos um resultado em pouco tempo, com isso podemos separar imediatamente os pacientes diagnosticados com a doença e aqueles que não foram infectados”, disse o diretor-superintendente do CHT, Geci Labres de Souza Junior.

Realizaram a entrega o diretor-presidente do IBMP, Pedro Ribeiro Barbosa, o gerente de Desenvolvimento Tecnológico, Fabrício Marchini, e o gerente de Desenvolvimento de Negócios, Lucas Rosseti Nascimento.

“A possibilidade de fazermos a validação do exame com a equipe do CHT foi fundamental. Essa doação é um pequeno símbolo dessa parceria e esperamos que possamos continuar com essa cooperação e com a capacidade produtiva para satisfazer as necessidades especialmente aqui no Paraná”, destacou Barbosa.

GALERIA DE IMAGENS