O Governo do Estado está realizado encontros com associações de municípios do Paraná para que prefeitos conheçam detalhes de projetos e programas da área ambiental. Nesta sexta-feira (22), as ações foram detalhadas pelo secretário do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo, Márcio Nunes, a representantes de 12 cidades da Associação dos Municípios do Médio Noroeste do Paraná (Amenorte).
O encontro aconteceu na sede da Prefeitura de Cianorte. O secretário fez palestra com o tema Sustentabilidade e Simplicidade, detalhando soluções elaboradas pela Secretaria e pelo Instituto Água e Terra (IAT) para diversos problemas locais.
- Dentro do Lixo 5.0, empresa começa a fazer objetos com a Usina de Roncador
- Estado promove campanha de conscientização sobre câncer de mama em pets
Entre os programas estão o Paraná Mais Verde (recuperação de áreas degradadas com a distribuição gratuita de mudas), Energia Sustentável (desburocratiza a construção empreendimentos que geram energia com baixa emissão de Gases de Efeito Estufa), Descomplica Rural (agilidade nos processos de licenciamento ambiental no campo) e Parques Urbanos (restauração de áreas de fundo de vale ou áreas com ações erosivas nos municípios).
Também completam o cardápio ambiental o Previna (preservação do Patrimônio Natural do Estado e combate a incêndios), Água no Campo (perfuração de poços artesianos para abastecer áreas rurais), Rio Vivo (preservação da vida aquática e repovoamento de rios), CastraPet (controle populacional de cães e gatos, prevenção de zoonoses), voluntariado (envolvimento da população em ações de educação ambiental voltadas aos animais silvestres) e Patrulha Ambiental (auxilia os municípios no abastecimento de água, combate a incêndios, limpeza de calçadas e gestão de resíduos sólidos).
Os prefeitos conheceram as ações nas áreas de coleta e destinação de resíduos sólidos, fiscalização ambiental, combate à erosão urbana, fauna vitimada e turismo, além do trabalho do Governo do Estado em prol do cumprimento dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) propostos pela Organização das Nações Unidas (ONU).
“Para mudar a imagem do Brasil no quesito da sustentabilidade, os primeiros passos devem partir dos estados”, disse Márcio Nunes. “O Governo do Paraná faz um trabalho diferenciado, visando recuperar a imagem do Brasil, cuidando do crescimento, desenvolvimento, geração de emprego e renda, e da melhoria da vida das pessoas, mas também preocupado com o meio ambiente e com as próximas gerações”.
Ele ressaltou, ainda, as reuniões com as prefeituras acontecem somente agora, com a flexibilização das medidas sanitárias de prevenção contra a Covid-19, mas os programas e projetos foram lançados e trabalhados durante todo esse período.
AMENORTE – A Amenorte é presidida pelo prefeito de Tapejara, Rodrigo de Oliveira Souza Koike, e abrange Cianorte, Cidade Gaúcha, Guaporema, Indianópolis, Japurá, Jussara, Rondon, São Manoel do Paraná, São Tomé, Terra Boa, Tuneiras do Oeste e Tapejara. Na quinta-feira (21), a mesma apresentação foi feita aos alunos da Faculdade de Administração e Ciências Econômicas (Facec), de Cianorte, durante a aula sobre sustentabilidade.