Educação inicia segunda etapa
do Seminário de Diretores 2019

Evento acontece em três fases para diretores das 2,1 mil escolas da rede estadual de ensino. Na próxima semana, nos dias 29 e 30, acontece o terceiro encontro, em Curitiba, com servidores de 15 núcleos de educação.
24/01/2019 - 15:30

Com a participação do vice-governador Darci Piana, a Secretaria de Estado da Educação iniciou nesta quinta-feira (24), em Pinhão (no Centro-Sul), a segunda etapa do Seminário de Diretores – Aprendizagem em Foco 2019.

Nos dois dias de seminário haverá palestras e oficinas temáticas de avalição (diagnóstico e plano de ação), liderança, hora-atividade, gestão de sala e tecnologia e inovação. A Secretaria da Educação também organizou salas temáticas de Ouvidoria, para registrar as demandas dos diretores.

Participam cerca de 700 servidores, entre diretores das escolas estaduais, chefes de Núcleos de Educação e técnicos pedagógicos, das regionais de Campo Mourão, Pitanga, Ivaiporã, Goioerê, Cianorte, Paranavaí, Loanda, Umuarama, Assis Chateaubriand e Toledo.

Darci Piana reforçou que uma das prioridades do Governo do Estado é transformar a educação do Paraná em referência para o país. “Esse encontro é fundamental para dar aos diretores um panorama do que será proposto para a educação do nosso Estado e também para mostrar a necessidade de melhorarmos a nossa nota no Ideb. Esse encontro é o primeiro passo para transformar o Paraná no melhor e mais moderno estado do país", afirmou.

O vice-governador também destacou a importância da proximidade do Governo Estadual com a rede de ensino básico como estratégia para melhorar os indicadores de ensino no Paraná. “Mas não é só pedir para melhorar. Nós enquanto Estado precisamos fazer a nossa parte para que os professores possam dar suas aulas com tranquilidade e os diretores tenham todas as ferramentas necessárias para oferecer esse apoio. Confiamos nesse trabalho e acreditamos que nossos professores vão ajudar a transformar o ensino do Paraná”, acrescentou.

HOMENAGENS - As escolas estaduais das dez regionais com as melhores notas e maior crescimento no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) foram homenageadas na abertura do evento. “É uma maneira de valorizar os bons exemplos que temos no Paraná e motivar outras escolas a alcançarem esses resultados”, disse o secretario estadual da Educação, Renato Feder.

O diretor da Escola Estadual do Campo Bairro Catarinense, em Francisco Alves, Silvio Tomio, foi um dos homenageados. Sua escola possui o maior índice do Ideb no Paraná entre as escolas do Ensino Fundamental (7,3). “É o reconhecimento de um trabalho coletivo, porque esses resultados só foram possíveis por causa do envolvimento dos nossos professores e da comunidade”.

Claci Nadir Kremmer Soares, diretora do Colégio Estadual do Campo Castro Alves, em Maripá, contou que um dos principais fatores que contribuíram para a escola atingir a melhor nota no Ideb (6,1) no Ensino Médio foi o planejamento escolar. “O nosso diferencial foi que definimos metas e planejamos projetos e ações para alcançar esses resultados", disse.

O Colégio Estadual do Campo Professora Gomes Bizarra, em Ubiratã, obteve a maior nota de crescimento no Ideb, (1,6). A diretora Ivone Lopes Jorge destacou o envolvimentos dos alunos, professores e da comunidade no processo de ensino e aprendizagem. “Esse reconhecimento é um mérito que repassamos a todos os funcionários que se comprometeram e se dedicaram às atividades em sala de aula, aos alunos que entenderam a importância do estudo e aos pais que abraçaram essa causa”.

CRONOGRAMA - Na próxima semana, nos dias 29 e 30, a Secretaria Estadual da Educação promove em Curitiba a terceira etapa do seminário, dessa vez com servidores dos Núcleos Regionais de Educação (NREs) de Curitiba, Áreas Metropolitana Norte e Sul, Paranaguá, Ponta Grossa, Irati, Ibaiti, Londrina, Apucarana, Maringá, Cornélio Procópio, Jacarezinho, Telêmaco Borba, União da Vitória e Wenceslau Braz.

PRESENÇAS - A abertura da segunda etapa do seminário contou também com a presença do diretor-presidente da Fundepar, José Maria Ferreira; do superintendente da Educação, Raph Gomes Alves; e servidores da Secretaria da Estadual da Educação.