Pensando em novas soluções para otimizar a mobilidade urbana e a segurança do trânsito em Curitiba, a Superintendência de Trânsito (Setran), em parceria com a Rumo e o Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR), iniciou nesta segunda-feira (2) os testes do projeto “PN Sensoreada”.
A tecnologia é composta por sensores instalados nas proximidades dos cruzamentos rodoferroviários que identificam a aproximação do trem e acionam o semáforo instalado para motoristas no cruzamento com a ferrovia.
Durante uma visita técnica, técnicos da Setran e da concessionária apresentaram as funcionalidades do sistema em desenvolvimento focado na segurança dos motoristas e pedestres. A iniciativa visa minimizar os riscos de abalroamento e atropelamento envolvendo trens no perímetro urbano da cidade.
“Além de toda a sinalização que já existe esse novo sensor que aciona o semáforo é mais um auxílio aos motoristas, motociclistas e pedestres. Nosso objetivo com essa nova tecnologia é diminuir o número de acidentes que acontecem nos cruzamentos com as linhas de trem”, disse o diretor de Operações da Superintendência de Trânsito, Pedro Darci da Silva Junior.
TESTES – A “PN Sensoreada” consiste em quatro sensores instalados nas proximidades da ferrovia em uma distância de aproximadamente 400 metros que identificam a aproximação do trem. Por meio de um sistema de inteligência artificial com visão computacional e de monitoramento do local, os sinais são captados pelo equipamento e acionam a sinalização do semáforo, alertando o motorista para a necessidade de parar e alternando novamente para verde após o trem completar a travessia.
Neste mês de agosto, o equipamento ficará em fase de testes supervisionados, ou seja, o equipamento não irá ficar ativo 24 horas por dia. Nesta etapa, equipes técnicas vão acompanhar os resultados do equipamento presencialmente para calibragem do sistema. Após a fase inicial, o equipamento ficará ativo de forma ininterrupta e com acompanhamento remoto. A previsão é que os resultados conclusivos da tecnologia sejam apresentados no primeiro semestre de 2022.
EDUCAÇÃO – A “PN Sensoreada” é mais uma de uma série de iniciativas que a Rumo, em parceria com a Setran e o Detran-PR, está desenvolvendo para conscientizar motoristas e pedestres sobre os cuidados com a ferrovia.
“A Setran, sempre em parceria com o Detran-PR e a Rumo, vai ficar atenta aqui no cruzamento para avaliar o comportamento do motorista e também a questão de investimentos para validar esse novo sistema de sinalização e prevenção de acidentes”, disse Darci.
Recentemente, os cursos de reciclagem nas autoescolas do Paraná e no próprio Detran-PR receberam vídeos produzidos pela concessionária para orientação sobre o funcionamento da ferrovia, boas práticas, sinalização e prevenção de acidentes.
“A parceria entre o Governo do Estado, Rumo e Prefeitura de Curitiba é muito importante para que possamos acabar com os acidentes próximos as linhas férreas. Nós esperamos que os testes sejam positivos para que possamos instalar esse sistema em mais pontos e acabar com este problema, que não é só de Curitiba, mas de muitas cidades do estado”, afirmou o diretor de Operações do Detran-PR, Adriano Furtado.
Confira um guia de boas práticas em relação aos cuidados com o trânsito ferroviário:
Motoristas
- Sempre pare o veículo antes de realizar a travessia e certifique-se de que não há trens se aproximando
- Para realizar uma travessia segura, tenha atenção redobrada à sinalização visual (placas de trânsito) e sonora (buzina da locomotiva)
- Conforme o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), atravessar uma passagem em nível sem antes parar é infração gravíssima
- Fique atento a sinalização de Pare, Olhe e Escute. Essa atitude salva vidas
Pedestres
- Sempre mantenha distância segura dos trens, parados ou em movimento
- Nunca caminhe sobre os trilhos: é uma prática imprudente e com risco de morte. Somente pessoas autorizadas podem circular em áreas operacionais da ferrovia
- Nunca pegue carona nos trens e não pratique surfe ferroviário. São atividades ilegais que colocam a vida em risco