Representantes de cerca de 50 órgãos da administração pública de todo o Brasil propuseram uma campanha para mudar a forma de percepção das atividades de controle interno: “Não Existe Gestão sem Controle”. A resolução foi tomada durante a 32.ª Reunião Técnica do Conaci, o Conselho Nacional de Controle Interno.
A Controladoria-Geral do Paraná participou do encontro durante a semana e que terminou nesta sexta-feira (27), em Fortaleza. “Essas reuniões são importantes, pois conseguimos trocar experiências e elaborar ideias que melhorem o controle interno das atividades da administração pública, adaptadas a realidade de cada Estado”, disse o controlador-geral Raul Siqueira.
Ele explicou que a atividade de controle interno do Governo do Estado, uma das atribuições da CGE, tem total autonomia. “A independência do Controle Interno é fundamental para que o gestor tenha um panorama das atividades realizadas pela administração, sem interferências políticas ou de outras naturezas. Somente com essa postura poderemos garantir mudanças e melhorias nos serviços e atender aos anseio da população”, afirmou.
CAMPANHA – A campanha “Não Existe Gestão sem Controle” pretende mostrar a importância do controle independente, com autonomia para apontar irregularidades e propor soluções, em vez de simplesmente punir.
Nesta perspectiva, o Conselho Nacional de Controle Interno levará informações e soluções com o apoio da Controladoria Geral da União, CGU, para todos os órgãos de Controle Interno do país.
As reuniões visam propor melhorias efetivas para área. No encontro desta semana, foram discutidos os seguintes assuntos: Estratégia Nacional de Prevenção à Fraude e à Corrupção, Apresentação da Rede Nacional de Ouvidorias, Apresentação Time Brasil e Proposta de Alterações da Lei Anticorrupção. “São apresentadas ações práticas, projetos, cases de sucesso de membros e parceiros do Conaci para conhecimento e compartilhamento, bem como são deliberadas matérias de interesse comum do Conselho e dos membros”, afirmou o presidente do Conaci, Leonardo Ferraz.