Servidores prestes a se aposentar no Departamento de Estradas de Rodagem (DER) tiveram a oportunidade nunca antes dada pela administração estadual. Eles e todos que trabalham nas unidades do Paraná participaram da primeira fase da implantação do Programa de Integração e Compliance, desenvolvido pela Controladoria-Geral do Estado, que consiste em entrevistas para mapeamento de riscos ao serviço público.
Equipes visitaram as unidades do DER em 18 cidades, em todas as regiões do Estado, além de Curitiba, e entrevistaram os mais de 700 servidores, efetivos ou nomeados, que trabalham em serviços administrativos e também na manutenção de estradas. “Foram mais de três semanas de viagens para conversar com todas as pessoas que vivem o dia a dia do DER e, portanto, conhecem as vulnerabilidades dos procedimentos a atos irregulares”, explicou o controlador-geral do Estado, Raul Siqueira.
REAÇÃO – Durante as conversas com equipe da Coordenadoria de Integridade e Compliance, muitos relataram ainda sofrer as consequências morais das ilegalidades descobertas em operações policiais e do Ministério Público, no ano passado. Eles contaram episódios em que foram hostilizados e chamados de adjetivos que remetem ao caso de fraude em licitações.
“O Programa de Compliance quer evitar esse constrangimento, os métodos e ferramentas usados darão mais segurança aos procedimentos e ao bom servidor”, disse Marilis Molinari, coordenadora de Integridade e Compliance, da CGE. “Os entrevistados entenderam nossa missão e todos receberam bem a equipe. Agradeceram a oportunidade de ser ouvidos, pois foi a primeira vez que um governo teve essa preocupação”, acrescentou.
HERANÇA – Camila Mariano e Eveline Hey, agentes de Compliance da CGE, fizeram as entrevistas e explicaram que os servidores que trabalham “no trecho”, como eles mesmo dizem, para manutenção de placas, sinalização horizontal e do pavimento foram os que mais se sentiram sensibilizados pela iniciativa. “O sentimento geral, principalmente daqueles que estão para se aposentar, era de deixar um lugar de trabalho melhor para os futuros servidores”, afirmaram Camila e Eveline.
Com os dados colhidos em campo, a Coordenadoria, em parceria com representantes do DER, vinculado à Secretaria de Infraestrutura e Logística, vai elaborar o Plano de Integridade. Esse planejamento, com o levantamento de riscos, permitirá propor mecanismos para evitar desvios de conduta que resultem em prejuízo para o Estado e para o cidadão.
PROGRAMA – Foram ouvidos servidores das unidades do DER Curitiba, São Mateus do Sul, União da Vitória, Ponta Grossa, Guarapuava, Irati, Piraí do Sul, Maringá, Campo Mourão, Cruzeiro do Oeste, Paranavaí, Londrina, Ibaiti, Jacarezinho, Apucarana, Ibiporã, Cascavel, Pato Branco e Francisco Beltrão.
O Programa de Integridade e Compliance é inédito na administração pública no Brasil e envolve a implementação e monitoramento de políticas, procedimentos e práticas éticos e com respeito à eficiência do serviço público. São métodos e técnicas para prevenir e descobrir fraudes, subornos e desvios de conduta. Assim o Governo do Paraná aumenta a transparência de suas ações, aprimora o combate à corrupção e resgata a credibilidade do serviço público.