Servidores da Controladoria-Geral do Estado (CGE) estiveram em 107 municípios e entrevistaram 2.517 usuários de serviços da administração estadual desde o começo do ano passado. Esse resultado superou a meta do programa CGE Itinerante: visitar 100 municípios, até o fim deste ano. No Plano Plurianual estão estipulados 200 municípios a serem visitados até dezembro de 2022.
As ações conferem a execução do serviço e o grau de satisfação de quem depende do poder público estadual, além de divulgar como a população pode falar com o Governo do Estado. Os canais disponíveis são internet, telefone 0800 e WhatsApp, além do endereço fixo para correspondência.
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Desde o início da pandemia, o governador Carlos Massa Ratinho Junior determinou à CGE o acompanhamento do enfrentamento à Covid-19. Além de auditorias preventivas e outras ações, o controlador-geral do Estado, Raul Siqueira, destacou a equipe do CGE Itinerante para verificar a execução dos serviços diretamente com a população.
“Precisávamos ver se o trabalho é realizado de acordo com as normas e se é aprovado pelo usuário”, disse. “O Governo tem buscado a aproximação com a população e esse trabalho é fundamental para mostrar a presença da administração pública e provocar melhorias para o cidadão”.
NORTE – No mês passado, foram visitadas 15 cidades da região de Londrina e entrevistadas 296 pessoas, respeitando as medidas de segurança de cada município, além das determinações estaduais. A equipe do CGE Itinerante verifica o recebimento das doses de vacina pelas secretarias municipais e a distribuição do kit de merenda escolar. A viagem também propiciou a pesquisa no recebimento de medicações especiais, entregue pela Farmácia do Paraná.
Cristiano Pereira participa do CGE Itinerante, pela Coordenadoria de Transparência e Controle Social, e faz o trabalho em conjunto com a Coordenadoria de Ouvidoria. “Nossa maior surpresa em todas as visitas é a quantidade de pessoas que desconhecem os canais de comunicação com o Governo do Estado, disponíveis pela Ouvidoria, e consequentemente o trabalho de controle realizado pela CGE”, explicou Pereira.
OPORTUNIDADE – Por esse motivo, em todas as visitas, que começaram em 2019, são informados esses canais de comunicação e a oportunidade que o cidadão possui para reclamar, opinar, sugerir e fazer críticas sobre os serviços executados pelo Estado. A pesquisa de satisfação feita pelo CGE Itinerante também está prescrita pela lei federal 13.460/2017, que determina verificações periódicas de satisfação dos usuários de serviços públicos.
Essa obrigação legal levou a CGE Itinerante a conferir o atendimento em 182 locais, como delegacias, unidades do Farmácia do Paraná e distribuição do Cartão Comida Boa. As visitas são agendadas conforme a procura pela população e algumas têm como ponto de partida reclamações que chegam à Ouvidoria-Geral.
“Há casos em que apenas a conferência no local pode dirimir dúvidas quanto à execução de procedimentos e confirmar possíveis denúncias”, disse Pereira.
Serviço
Ouvidoria-Geral do Estado
Endereço: Rua Mateus Leme, 2018 – Centro Cívico – Curitiba
(evite procurar o serviço presencialmente)
Telefone: 0800 041 1113
WhatsApp: (41) 3883-4014
Internet: Ícones “Fale com o ouvidor” ou “Ouvidoria”, disponível em todos os sites do Governo do Estado