Codesul e Escola Superior do MP firmam parceria para ações nos estados

Integração institucional será focada em políticas públicas, cultura e ensino superior. Será ofertada capacitação para os servidores públicos do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Mato Grosso do Sul.
21/04/2021 - 09:30

O Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul (Codesul) e a Fundação Escola Superior do Ministério Público firmaram nesta semana uma parceria para o desenvolvimento de áreas como educação superior, cultura e políticas públicas. O acordo beneficiará os quatro estados membros, que são Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Mato Grosso Sul.

A Escola Superior do Ministério Público é de âmbito nacional. A parceria ofertará atividades de capacitação para os servidores públicos dos quatro estados. Pelos próximos dois anos serão desenvolvidas ações como fóruns, eventos, conferências, seminários, encontros, debates, workshops, estudos, palestras e o fomento de cursos de extensão e especialização em Direito, presenciais e virtuais.

Para o secretário-executivo do Conselho, Wilson Quinteiro, essa união trará avanços significativos para o Paraná. “Estamos seguindo a determinação do presidente do Codesul, governador Ratinho Junior, de fecharmos parcerias que levem o desenvolvimento humano e social aos estados, e essa, sem nenhuma dúvida, será muito profícua”, afirmou.

Ele também destacou que a parceria está no âmbito das reformas administrativas propostas pelo Governo do Estado desde 2019 e que a capacitação dos gestores públicos é uma premissa de gestão.

Desde janeiro de 2021 o Codesul está sob a presidência do governador do Paraná, Ratinho Junior, que determinou ao secretário Wilson Quinteiro buscar melhorias em áreas estruturantes e parcerias importantes para os quatro estados que compõem o Conselho.

CODESUL O Sistema Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul - Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (Codesul-BRDE) tem origem em 1961, a partir do convênio entre os estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. Em 1992 o estado do Mato Grosso do Sul foi integrado ao Conselho. O Codesul tem a missão de criar alternativas aos desequilíbrios regionais comuns aos estados-membros, em especial aquelas relativas ao desenvolvimento econômico e social e à integração.