Céu Azul entra em risco de ter rodízio no abastecimento de água

Com estiagem, os três poços que abastecem a cidade perderam em torno de 50% do volume disponível para captação e tratamento. O uso da água deve ser priorizado para alimentação e higiene pessoal.
Publicação
27/09/2021 - 18:00
Editoria

Em função da estiagem que ocorre no Paraná, os três poços que abastecem a cidade de Céu Azul, no Oeste do Estado, perderam em torno de 50% do volume de água disponível para captação e tratamento. As temperaturas mais elevadas e o consequente aumento no consumo também agravam a situação. O fim de semana foi crítico e o sistema chegou a ter baixa pressão nas redes e até falta de água em alguns horários.

Sem previsão de chuvas regulares, é possível que nos próximos dias seja necessária a implantação de rodízio no abastecimento.

O gerente regional Rodolpho Tanaka Savelli explica que a Sanepar tem feito manobras no sistema para reduzir os impactos da estiagem. “As medidas já não surtem mais efeitos porque não temos mais disponibilidade de água nos mananciais para garantir o abastecimento de forma regular. A partir de agora dependemos da ação de todos para que façam o uso racional da água, priorizando o consumo na alimentação e higiene pessoal”, ressalta.

DICAS DE ECONOMIA

Feche a torneira – Ao lavar as mãos ou a louça, não deixe a torneira aberta o tempo todo. Isso evitará que vários litros de água tratada sejam desperdiçados.

Hora do banho – Seja rápido. Cada 5 minutos embaixo do chuveiro consomem aproximadamente 70 litros de água.

Basta um copo – Para escovar os dentes é necessário apenas um copo de água. Feche a torneira.

Use a vassoura – Antes de lavar a calçada, use vassoura. Jamais use a água potável para esse serviço. Reaproveite a água da lavagem de roupa ou da chuva.

Vaso sanitário – Diminua as descargas. Regule periodicamente a válvula hidra ou a caixa de descarga. Coloque uma garrafa pet com água ou areia dentro da caixa  acoplada. Se a garrafa for de 1,5 litro, a cada descarga, você economiza 1,5 litro de água.

Lavando roupa – Junte roupas para lavar todas de uma só vez. Aproveite a água usada no tanque ou na máquina para lavar calçadas.

Fazendo a barba – Não faça a barba com a torneira aberta. Use a água somente para molhar e enxaguar o rosto.

Tá na mão – Ao ensaboar as mãos, deixe a torneira fechada. Só abra para enxaguar.

Reaproveite – A água do último enxágue das roupas, no tanque ou na máquina, pode ser usada para ensaboar tapetes, tênis, cobertores, pisos e calçadas.

Gaste menos – Ao lavar a louça, encha a cuba de água e mantenha fechada. Evite deixar a torneira aberta, enxágue a louça toda ao final da lavagem. Assim, o gasto de água é bem menor.

Tá Pingando – Os maiores ladrões de água são vazamentos, torneira pingando e descarga desregulada. Faça manutenção regularmente.

Carro – Em época de estiagem, não lave carro. Reaproveite água da chuva ou de lavagem de roupas para fazer a limpeza.

Ao encontrar vazamentos na rua ou em vias públicas, avise imediatamente a Sanepar pelo telefone 0800 200 0115.