CGE visita mais 15 municípios para saber opinião do cidadão sobre serviços do Estado

Mais 15 cidades devem receber a visita do programa. A equipe vai avaliar a satisfação de quem precisa de serviços das áreas da segurança pública e da saúde, e para quem recebe o kit Merenda Escola. Também vai verificar o recebimento das doses da vacina contra a Covid-19.
Publicação
12/07/2021 - 10:50

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A Controladoria-Geral do Estado (CGE) vai avaliar, neste mês de julho, a satisfação de quem precisa de serviços das áreas da segurança pública e da saúde, e para quem recebe o kit merenda escolar. Mais 15 cidades devem receber a visita de servidores do Programa CGE Itinerante, que também vai verificar o recebimento das doses da vacina contra a Covid-19.

A estratégia de ouvidoria ativa, para avaliar o grau de satisfação com o serviço público, está prevista em lei estadual 13.460/2017, que define direitos do usuário dos serviços públicos. “Levamos o serviço de ouvidoria até pessoas que, muitas vezes, não sabiam que podem manifestar suas expectativas quanto aos serviços do Governo do Estado”, explicou o diretor de Auditoria, Controle e Gestão da CGE, Gilberto de Souza Filho.

A equipe do CGE Itinerante aplica questionários a pessoas que acabaram de ser atendidas em locais que prestam serviço presencial ofertado pelo Governo do Estado. “O resultado das entrevistas é compilado e repassado aos órgãos responsáveis pelo serviço e por efetuar mudanças que melhorem o atendimento ao cidadão”, completou Filho.

No roteiro iniciado nesta semana, estão incluídas delegacias especializadas de Curitiba e Região Metropolitana. “Retomamos as unidades da Secretaria da Segurança Pública e das Farmácias do Estado, mas continuamos a verificar o recebimento das vacinas e a distribuição do kit merenda escolar. Esses dois últimos assuntos dizem respeito à pandemia”, informou Cristiano Pereira, que trabalha no CGE Itinerante.

CONTROLE SOCIAL – A Ouvidoria do Estado tem papel fundamental para o exercício do controle social por parte da população. É por meio de seus canais de atendimento que o cidadão pode reclamar de serviços, fazer denúncias e elogios, solicitar informações ou ações do Governo e, ainda, sugerir atividades para sua região.

Na busca ativa por opinião de usuários sobre os serviços estaduais, a equipe do CGE Itinerante aplica questionário rápido para conhecer o grau de satisfação com relação ao atendimento e se a pessoa tem sugestão para melhorar o serviço. Ao mesmo tempo, o entrevistado recebe informações sobre os canais de ouvidoria, para se manifestar sobre ações ou atividades do governo estadual.

“O retorno tem sido positivo na maioria das entrevistas. Porém, às vezes, a pessoa pode se sentir desconfortável em expressar sua opinião, ainda no local de atendimento. Por esse motivo informamos outras formas de se manifestar, que permitem o anonimato”, detalhou Pereira.

200 MUNICÍPIOS As visitas começaram em outubro de 2019 e tiveram que ser interrompidas por causa das medidas restritivas impostas pela Covid-19. Até agora, a equipe da CGE Itinerante foi a 185 locais de atendimento presencial e percorreu 108 cidades paranaenses. A meta é, até o fim do ano que vem, visitar 200 municípios.

Cristiano Pereira disse que há casos em que apenas a conferência no local pode dirimir dúvidas quanto à execução de procedimentos e confirmar possíveis denúncias. Ele citou o caso do ferry-boat, em que a quantidade de denúncias registradas na Ouvidoria-Geral levou a uma observação do serviço, que resultou em informação ao Departamento de Estradas de Rodagem (DER).

Serviço

Ouvidoria-Geral do Estado
Telefone: 0800 041 1113
WhatsApp: (41) 3883-4014
Internet: Ícones “Fale com o ouvidor” ou “Ouvidoria”, disponível em todos os sites do Governo do Estado.
Endereço: Rua Mateus Leme, 2.018 – Centro Cívico – Curitiba
(evite procurar o serviço presencialmente)

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