O segundo webinar sobre deriva de agrotóxicos e proteção de abelhas, organizado pela Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar) e pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (Crea-PR), será nesta segunda-feira (14), às 10 horas.
O evento, com apoio da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento e do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná Iapar-Emater (IDR-Paraná), busca discutir as medidas necessárias para a instrução de técnicos e agricultores quanto aos cuidados na utilização de agrotóxicos. O primeiro aconteceu no dia 7 de junho.
A transmissão será pelo YouTube do Crea-PR. O público-alvo inclui profissionais que prescrevem agrotóxicos, comerciantes e produtores rurais (confira a programação completa abaixo). A inscrição dá direito a certificado para os participantes e pode ser feita pelo site do Conselho.
PROTEÇÃO - As abelhas são grandes agentes polinizadores, sendo responsáveis, em alguns ecossistemas, por até 90% da polinização das plantas. Porém, devido às atividades humanas, são muito suscetíveis à perda de seus habitats, porque exigem uma grande área florestada e estão sujeitas à ação de agrotóxicos em áreas agrícolas.
- Trabalho integrado e capacitação ajudarão a solucionar deriva no Paraná
- Puxado por Ortigueira, Paraná alcança a liderança na produção de mel
Essa situação impacta diretamente na agricultura. A apicultura, a sericicultura e a viticultura, por exemplo, enfrentam riscos como o colapso de colmeias, mortandade de bichos da seda por contaminação dos ramos de amoreira, com diminuição da produção de casulos, além de prejuízos financeiros e até a desistência de produtores rurais que acabam buscando outras alternativas de cultivos ou renda.
O descuido e a falta de conhecimento no uso das técnicas de controle das derivas via boas práticas de aplicação exige soluções emergenciais. Por isso, a Secretaria da Agricultura, a Adapar e o IDR-Paraná desenvolvem ações de assistência técnica, fiscalização, capacitação e conscientização dos agricultores quanto à necessidade de cuidados nas aplicações de agrotóxicos, e trabalham para aprimorar suas ações educativas para técnicos e produtores.
Programação:
Painelistas de três estados.
(RS) Rafael Friedrich de Lima, Engenheiro Agrônomo/Fiscal Estadual Agropecuário – SEAPDR, Chefe da Divisão de Insumos e Serviços Agropecuários, Departamento de Defesa Agropecuária DDA/MAPA.
(SC) Matheus Mazon Fraga, Engenheiro Agrônomo Msc., Gestor Divisão de Fiscalização de Insumos Agrícolas Cidasc
(PR) João Miguel Toledo Tosato, Engenheiro Agrônomo/Fiscal de Defesa Agropecuária, coordenador do Programa de Agrotóxicos na Adapar.
(PR) Alessandro Casagrande, Fiscal de Defesa Agropecuária, Engenheiro Agrônomo, Gerente de Apoio Estratégico – Inovações Tecnológicas.