Voluntários da Sanepar orientam sobre destino correto do lixo nas praias

Neste sábado (11), empregados da Companhia aproveitaram o dia para distribuir sacolas para a coleta dos resíduos nas praias. Ação de conscientização foi realizada em Caiobá. A coleta de lixo nas praias realizada pela Sanepar já retirou mais de 98 toneladas de lixo.
Publicação
11/01/2025 - 17:49

Confira o áudio desta notícia

Empregados voluntários da Sanepar aproveitaram este sábado (11) para se dedicar a ação de sensibilização e educação ambiental no litoral do Paraná. 15 empregados da Companhia percorreram a praia da Caiobá, em Matinhos, para distribuir sacolas para coleta dos resíduos dos veranistas.

Além da distribuição das sacolas de plástico de fácil e rápida degradação ambiental, os empregados conversaram com os veranistas sobre a importância do destino adequado dos resíduos sólidos e também orientações sobre uso racional da água, uso correto da rede de esgoto e outras ações de educação ambiental.

O diretor de Inovação e Novos Negócios da Sanepar, Anatalício Risden Junior, acompanhou a ação e ressaltou a atuação da empresa, que além de garantir o abastecimento público de água durante o verão, tem o papel educacional. “Devemos mostrar que é importante preservar a água, coletar o óleo de cozinha de modo que não vá para o esgoto”, lembrou Risden. O diretor destacou também a participação dos voluntários que vieram de Curitiba e de cidades do interior do Paraná para auxiliar no trabalho de sensibilização sobre não jogar lixo nas praias.

 

A engenheira civil Adriana Verchai de Lima trabalha na área de Inovação da Sanepar já faz trabalho voluntário e, neste sábado, foi um dos empregados que veio de Curitiba para atuar na distribuição das sacolas de lixo e ajudar na conscientização.  “O profissional da Sanepar já tem no sangue, na veia essa disposição para o voluntariado. A Sanepar sempre contribui para ações voluntárias. Eu estou bem feliz e fazer parte desta ação, pois às vezes as pessoas vêm e esquecem de trazer uma sacola para levar seu próprio lixo para casa. Então, a gente distribuindo a sacola evita que as pessoas deixem latinhas ou outros resíduos que possam ir para o mar”, diz.

A professora de educação física Valdenice Vidal de Lima veio de Cascavel, no Oeste do Paraná, para veranear com os netos. Ela disse que é muito importante a distribuição das sacolinhas. “Eu não trouxe e já estava procurando algum lugar para colocar o lixo. A maioria não tem consciência do mal que pode fazer ao meio ambiente. Acho legal, pois muitas vezes as pessoas jogam pois não têm onde jogar", disse.

Nilvander Mello, que é mecânico em Londrina, no Norte do Estado, fez questão de pegar uma sacolinha. Ele disse que na sexta-feira (10) levou dentro da mochila o lixo da praia para levar nas lixeiras e hoje pegou a sacola. “Então é muito bom. A Sanepar está de parabéns pelo trabalho de distribuir as sacolas para a gente”, completa.

O trabalho de distribuição de sacolas de lixo degradáveis vai continuar durante a temporada de verão.

COLETA DE LIXO NA PRAIA – Este é o 13º ano consecutivo que a Sanepar faz o trabalho de coleta de lixo nas praias do Paraná. Neste ano, o volume de lixo coletado chegou a ser 13% maior que no ano passado. Desde o dia 28 de dezembro já foram coletados mais de 98.600 quilos de resíduos. Somente no dia 30, foram retirados das areias mais de 9,5 mil quilos, o maior volume registrado na temporada.

OUTRAS AÇÕES NO LITORAL -  A Sanepar também está com a Estação Sanepar nas praias do litoral durante o verão 2025, desenvolvendo atividades de educação ambiental, por meio de jogos interativos que tratam das questões de sustentabilidade e saneamento.

VERÃO MAIOR PARANÁ – Toda a programação do Verão Maior Paraná pode ser conferida no site exclusivo do Governo do Paraná, o pr.gov.br/verao. Serão 33 shows nacionais gratuitos nas arenas de Matinhos e Pontal do Paraná, além de grande programação esportiva nas arenas das praias do Litoral e na região Noroeste.

GALERIA DE IMAGENS