Visita mediada a "Mejtere" e aula de erva-mate: MUPA terá programação no Abril Indígena

A mediação, voltada para público adulto, percorre a exposição “Mejtere: histórias recontadas”. Será no dia 12 de abril. Já a ação educativa explora a erva-mate na visão dos povos ka’a (Guarani), kukuay (Xetá) e kógũnh (Kanhgág).
Publicação
08/04/2025 - 09:50
Editoria

Ao longo do mês de abril, o Museu Paranaense (MUPA) preparou duas atividades para marcar o Abril Indígena, com visita mediada na exposição “Mejtere: histórias recontadas” e uma ação educativa para crianças sobre a erva-mate. O mês é marcado pela valorização da cultura e diversidade dos povos originários, celebrado em torno do Dia dos Povos Indígenas, no dia 19 de abril. Todas as atividades são gratuitas. 

Confira a programação abaixo:

Visita mediada – “Mejtere: histórias recontadas”

12/04 (sábado), das 14h30 às 16h

A mediação, voltada para público adulto, percorre a exposição “Mejtere: histórias recontadas”. Produzida por uma curadoria compartilhada entre estudantes indígenas universitários e a equipe do MUPA, a mostra de longa duração apresenta nova perspectiva sobre a presença dos povos indígenas no Brasil.

Com cinco núcleos temáticos elaborados a partir de textos de autores indígenas, a exibição reúne objetos, textos e produções artísticas e culturais que conectam passado e presente, celebrando a resistência, a diversidade e as heranças dos povos originários. Não necessita inscrição para participar da mediação.

Ação educativa – “Na planta do pé: os caminhos de Ka’a”

26/04 (sábado), das 14h30 às 16h30

Com uma forte tradição no Paraná, a erva-mate — também chamada de ka’a (Guarani), kukuay (Xetá) e kógũnh (Kanhgág) — carrega muitos significados para os povos indígenas. Guiados por uma narrativa de fábula e de protagonismo indígena, as crianças vão conhecer os caminhos que a planta percorreu ao longo do tempo, até se tornar os populares chimarrão e tererê.

O público também poderá visitar o pé de erva-mate do Jardim do MUPA e construir coletivamente uma gravura inspirada nas histórias de Ka’a, para os Guarani, e na obra do artista indígena Gustavo Caboco, em cartaz na exposição “Objeto Sujeito”. A atividade é voltada para crianças de 6 a 12 anos e dispõe de vinte vagas. Inscreva-se pelo formulário no link.

Serviço:

Visita mediada – “Mejtere: histórias recontadas”

12/04 (sábado), das 14h30 às 16h

Não necessita inscrição

Ação educativa – “Na planta do pé: os caminhos de Ka’a”

26/04 (sábado), das 14h30 às 16h30

Inscrição pelo formulário no link

R. Kellers, 289 – São Francisco, Curitiba

GALERIA DE IMAGENS