Um lobo-guará surpreendeu os colaboradores do Parque Estadual de Vila Velha, em Ponta Grossa, nos Campos Gerais, no começo da tarde desta quinta-feira (4). O animal apareceu no caminho que dá acesso ao parque, próximo à portaria dos visitantes.
Por ser área de preservação ambiental, o Parque de Vila Velha é refúgio natural dessa e de outras espécies. O parque é uma concessão à iniciativa privada pelo projeto Parques Paraná, do Instituto Água e Terra (IAT).
-
IAT intensifica fiscalização contra desmatamento ilegal na região Central do Estado
-
Novo boletim da orla: revitalização de Matinhos atinge 94,33% em junho
Animal símbolo do cerrado, o lobo-guará é uma das espécies que aparece constantemente na lista de espécies vulneráveis do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). Portanto, é considerado em risco alto de extinção. Estima-se que existam apenas 14 mil lobos-guarás vivendo em todo Brasil. O que torna a aparição no Parque de Vila Velha ainda mais especial.
Vale lembrar que o lobo-guará é um animal de perfil tímido, nada agressivo e que não ataca seres humanos. A orientação para quem encontrar este animal no parque é manter a calma e avisar os colaboradores.
Veja o vídeo: