A empresa pública Portos do Paraná recebeu nesta segunda-feira (10) participantes do Sul Export – Fórum Regional de Logística, Infraestrutura e Transportes. A visita técnica de dirigentes de entidades do setor, empresários, autoridades e convidados ao Porto de Paranaguá faz parte da programação do primeiro dia do evento, que acontece no Paraná.
Após Paranaguá, nesta terça-feira (11) as atividades da Sul Export serão realizadas no Hotel Bourbon, em Curitiba. A programação conta com cinco painéis, com participação de autoridades e nomes que são referência no setor para debater sobre os principais desafios da operação de transportes em toda a região Sul do Brasil.
O Sul Export é uma das etapas regionais que precede o encontro nacional Fórum Brasil Export, em Brasília, previsto para 16 de outubro. O evento no Paraná conta com representantes de todo o Brasil, entre autoridades da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), Ministério de Portos e Aeroportos, empresários e entidades de classe e ministros do Tribunal Superior do Trabalho (TST)
INTERAÇÃO – A comitiva da visita técnica a Paranaguá foi recebida pelo diretor-presidente da Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia, na sede administrativa da empresa, em Paranaguá, onde houve apresentação das ações e projetos dos portos paranaenses. “Recebemos mais de 80 pessoas que vieram conhecer Paranaguá, visitar os canais de acesso, os terminais. É uma interação muito positiva para acompanhar in loco os temas que discutiremos nos painéis”, afirmou.
A programação contou com um passeio na Baía de Paranaguá e visita à Paranaguá Pilots, sede da praticagem.
Garcia destacou, também, reforço de networking e troca de informações entre os participantes do evento. “Vamos discutir a evolução em todos os âmbitos da infraestrutura, não só no aspecto portuário, mas de navegação, ferroviária e rodoviária nos Estados do Sul”, explicou.
“Para nós, que julgamos causas trabalhistas envolvendo portuários, é importante conhecer pessoalmente como funciona a relação entre entre todos os segmentos", disse o ministro Breno Medeiros, do Tribunal Superior do Trabalho (TST), um dos palestrantes da semana. "Conhecer como funciona a relação entre portuário, operador portuário, autoridade portuária e o OGMO”.
O CEO do Fórum Brasil Export, Fabrício Julião, ressaltou a estrutura do Porto de Paranaguá. “É um porto de relevância para a balança comercial do País, principalmente na questão de grãos. Por isso, é importante a visita técnica”, disse Julião.
EVENTO – Entre os temas do Sul Export – Fórum Regional de Logística, Infraestrutura e Transportes estão a tecnologia na relação de trabalho portuário, os acessos aquaviário e terrestre, as boas práticas de gestão e as iniciativas de operadores portuários.