Videoconferência consolida parceria para a nova agenda urbana

Reunião realizada em Curitiba deu continuidade às discussões para o desenvolvimento urbano sustentável em uma Nova Agenda Urbana (NAU), que pretende tornar as cidades e os assentamentos urbanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis.
12/03/2020 - 10:00

Uma videoconferência realizada em Curitiba nesta quarta-feira (11) deu continuidade às discussões para o desenvolvimento urbano sustentável em uma Nova Agenda Urbana (NAU), que pretende tornar as cidades e os assentamentos urbanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis. Participaram os secretários de Estado do Desenvolvimento Urbano e de Obras Públicas, João Carlos Ortega, e do Planejamento, Valdemar Bernardo Jorge, representantes da ONU-Habitat e outras entidades envolvidas. O evento consolida o primeiro encontro sobre o tema, que aconteceu no início do ano do Rio de Janeiro.

Também participaram outras entidades envolvidas no desenvolvimento de uma nova agenda. Estavam presentes a vice-presidente do Conselho Estadual de Desenvolvimento Econômico e Social, ligado à Governadoria do Estado, Keli Guimarães; do Paranacidade, o superintende Álvaro Cabrini, a diretora Camila Mileke e o técnico Camila Mileke.

Juntos, esses órgãos e entidades avaliam a possibilidade de cooperação em um Programa para Capacitação de Municípios, com Monitoramento e Planejamento Estratégico Espacial, com o objetivo de preparar Plataformas de Consecução dos ODS (Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, em especial o ODS 11, conhecido como ODS Urbano.

A Nova Agenda Urbana foi adotada em outubro de 2016, na Conferência do Habitat III. “Esse documento orienta e repensa a forma como construímos, gerenciamos e vivemos nas cidades”, explica o secretário do Paranacidade. De acordo com Geral do Farias, essas reuniões têm o objetivo de apresentar um Projeto Racional para apreciação das necessidades e desafios específicos do do Paraná.

Segundo com Ortega, o Governo do Paraná tem instrumentos para tornar as cidades sustentáveis. Ele cita alguns Programas do Paranacidade, como o Plano Diretor Municipal; Portal dos Municípios, Sedu/Paranacidade Interativo; o Sistema de Financiamento aos Municípios (SFM), por meio da secretaria do Desenvolvimento Urbano/Paranacidade e Agência de Fomento.

Há, ainda, a participação social pelo Conselho Estadual das Cidades (ConCidades), além daqueles que dão direito à moradia digna com soluções habitacionais inovadoras, como o condomínio de residências para idosos, da Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar), uma das vinculadas à secretaria estadual.

ENCONTRO ANTERIOR – Participaram da reunião no Rio de Janeiro, na sede da ONU, o oficial Sênior Internacional, Alain Grimaldi; o oficial nacional para o Brasil, Rayne Ferreti Morae, a assistente de Programas ONU-Habitat, Bruna Gimba; o superintendente executivo do Paranacidade, Alvaro Cabrini, e o articulador do ODS e da Nova Agenda Urbana da Instituição, Geraldo Farias. Esse grupo também integrou a videoconferência nesta quarta-feira, em Curitiba.