Videoconferência avalia projeto em São José dos Pinhais

No encontro das forças de segurança com o ministro da Justiça foram apresentadas as atividades realizadas e os resultados em redução da criminalidade. O governo federal repassou orientações para as forças policiais.
Publicação
27/11/2019 - 16:40

Confira o áudio desta notícia

Forças policiais atuantes do projeto Em Frente Brasil, implantado em agosto deste ano no município de São José dos Pinhais, Região Metropolitana de Curitiba, participaram na manhã desta quarta-feira (27) de uma videoconferência com o ministro da Justiça e Segurança Pública, Sério Moro. A reunião ocorreu na sede da Secretaria da Segurança Pública, no bairro Centro Cívico, em Curitiba, e contou com a presença do secretário Romulo Marinho Soares.

Foram apresentadas as atividades desenvolvidas pelo projeto em São José dos Pinhais nos últimos meses. O governo federal repassou orientações para as forças policiais. Foram debatidas ações estratégicas e esclarecidas dúvidas, de ambas as partes, sobre o trabalho desempenhado.

“Pretendemos continuar trabalhando de forma integrada com o Governo Federal e com as forças de segurança municipais. Somente com ações conjuntas conseguiremos continuar mostrando resultados satisfatórios para a população”, disse o secretário Marinho.

Para o coordenador operacional da força-tarefa do projeto Em Frente Brasil e comandante do 6º Comando Regional da Polícia Militar, coronel Nivaldo Marcelos da Silva, o encontro permitiu análise conjunta de ações que resultaram na redução de índices criminais. “Essas reuniões são importantes pois direcionam para os novos enfrentamentos, além de mostrar os resultados, para que fique muito claro que o trabalho vem sido feito da melhor forma possível”, afirmou. Segundo ele, os números são positivos, com redução no número de homicídios, de roubos e furtos, além de grande apreensão de armas e drogas.

O delegado adjunto da Delegacia de Polícia Civil de São José dos Pinhais e ponto focal de Polícia Judiciária do projeto, Michel Carvalho, ressaltou que a importância do encontro é estreitar laços entre as instituições. “Neste mês de novembro melhoramos muito os indicadores de homicídio e também e de furtos, roubos de veículos e de residências”, disse.

VISITA TÉCNICA - O ministro Sérgio Moro informou durante a videconferência, que um representante do Ministério da Justiça fará uma visita técnica a São José dos Pinhais nas próximas semanas para que possa ser iniciada a fase dois do projeto.

“Na fase dois serão inseridos os projetos aderentes à causa de segurança pública, por exemplo educação, saúde, habitação e geração de emprego. Todos esses projetos impactam no índice de criminalidade”, explicou o coronel Nivaldo.

EM FRENTE BRASIL - O projeto-piloto da força-tarefa Em Frente Brasil em São José dos Pinhais é coordenado pelo Ministério da Justiça em conjunto com a Secretaria de Segurança Pública do Paraná, e envolve a aplicação de efetivos da Força Nacional (FN) em conjunto com as forças federal, estadual e municipal para combater a criminalidade por meio de policiamento ostensivo e também de atividades de inclusão social. A iniciativa está em andamento desde o dia 30 de agosto em São José dos Pinhais e em outros cinco municípios brasileiros, com previsão de atividade até dezembro deste ano.

PRESENÇAS - Estiveram presentes na reunião a chefe de gabinete da Secretaria da Segurança, delegada Luciana Novaes; o delegado-geral adjunto, Riad Braga Farhat; o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Péricles de Matos; a ponto focal de Comunicação Social, Marcia Santos; o delegado do Departamento de Inteligência do Paraná, Sivanei de Almeida Gomes; a representante da Polícia Federal, Lara Caiado; comandante do 17º Batalhão, coronel Renato de Oliveira Ribas Filho; o representante do Corpo de Bombeiros de São José dos Pinhais, tenente Bruno Zirpoli, também daquela instituição; o delegado da Divisão Estadual de Narcóticos, Ricardo Casanova; perito Mariano Schaffka Netto, da Polícia Científica do Paraná; e a perita Maria Christina Marine, também da Polícia Científica.

Também participaram o superintendente da Polícia Rodoviária Federal, Ismael de Oliveira; o assessor militar da Sesp, coronel Erich Wagner Osternack; a perita da Força Nacional, Márcia Gomes Soares; a delegada da Polícia Civil, Lucy Santiago; o secretário municipal da Segurança de São José dos Pinhais, Fabiano Rosa; o representante da Força Nacional, major Márcio Ricardo Santos Costa.

GALERIA DE IMAGENS