Vestibular 2024 da Unioeste oferta vagas do novo curso de Psicologia em Toledo

Prazo para inscrições encerra nesta quinta-feira (9). O curso será ofertado no turno matutino e o projeto pedagógico prevê uma carga horária total de 4 mil horas, ao longo de dez semestres, o que corresponde a cinco anos de duração.
Publicação
09/11/2023 - 11:33
Editoria

Confira o áudio desta notícia

 As 40 vagas anuais do novo curso de Psicologia da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), no câmpus de Toledo, já são ofertadas no Vestibular 2024, cujo prazo para inscrições encerra nesta quinta-feira (9). O valor da taxa é R$ 196,00, que pode ser paga por meio de boleto bancário, pix ou cartão de crédito. No ato da inscrição, estudantes de famílias de baixa renda podem solicitar isenção dessa taxa com o Número de Identificação Social (NIS).

Com ênfases em processos psicossociais e em processos clínicos e de atenção à saúde, a nova graduação é voltada para um perfil profissional com formação interdisciplinar. O curso será ofertado no turno matutino e o projeto pedagógico prevê uma carga horária total de 4 mil horas, ao longo de dez semestres, o que corresponde a cinco anos de duração.

A estrutura curricular compreende um núcleo comum com 2.856 horas distribuídas em disciplinas de formação geral e um núcleo profissionalizante com 356 horas em disciplinas de formação diferenciada, além de 200 horas de estágio básico e 400 horas de estágio supervisionado. A proposta articula conhecimentos em torno de seis eixos estruturantes, conforme as diretrizes curriculares nacionais definidas pelo Ministério da Educação (MEC) para a graduação nessa área.

As atividades extraclasse envolvem estudos em biblioteca e laboratório, organização de seminários, elaboração de trabalhos e relatórios, frequência em monitorias, trabalhos individuais e em grupo e projetos técnicos. As atividades acadêmicas complementares previstas equivalem a 2% da carga horária total do curso.

Segundo o reitor Alexandre Webber, o curso de Psicologia é fundamental para a região. “A universidade tem feito uma discussão importante para repensar os cursos de graduação e esse esforço coletivo resultou em um curso inédito na universidade, com suporte e apoio do governo para essa conquista para o Oeste do Paraná”, afirma, sinalizando que os psicólogos são profissionais cada vez mais necessários no setor público e na iniciativa privada.

Em outubro, o Governo do Estado autorizou a criação do Curso de Tecnologia em Aquicultura para o câmpus de Toledo, também com 40 vagas anuais e possibilidade de ingresso a partir do próximo ano.

INFRAESTRUTURA – A Unioeste planeja a construção de um bloco no Centro de Ciências Humanas e Sociais (CCHS), do câmpus de Toledo, para a implantação da clínica-escola de Psicologia, onde serão ministradas aulas práticas, a partir do acolhimento de crianças e adultos. Esse local também irá abrigar espaços de práticas específicas, como laboratório experimental, laboratório de processos grupais, laboratório de avaliação psicológica e sala de observação.

A obra para essa infraestrutura de formação profissional dos universitários e atendimento da comunidade prevê um investimento de aproximadamente R$ 3 milhões. Os recursos serão disponibilizados de acordo com critérios estabelecidos na Lei 20.933/2021, a chamada Lei Geral das Universidades (LGU), com possibilidade de complementação orçamentária do Estado e outras fontes, como emendas parlamentares.

VESTIBULAR – Somando 1.624 vagas em 64 cursos de graduação, o Vestibular 2024 da Unioeste tem cinco modalidades: Padrão, Seriado, Treineiro, Prova Paraná e Vagas Remanescentes. Para além das 618 vagas de ampla concorrência, o sistema de cotas da instituição contempla quatro categorias de políticas afirmativas com vagas distribuídas entre Prova Paraná (125), escola pública (621), pretos ou pardos (125) e pessoa com deficiência (135).

A prova será aplicada em duas etapas (manhã e tarde) no dia 17 de dezembro, de forma simultânea nas cidades onde estão localizados os câmpus da universidade – Cascavel, Foz do Iguaçu, Francisco Beltrão, Guarapuava, Marechal Cândido Rondon, Maringá e Toledo –, além de Curitiba e Campo Grande, capital do Mato Grosso do Sul.

GALERIA DE IMAGENS