Vestibular 2024 da UEPG reuniu 6,4 mil candidatos; gabaritos estão disponíveis

A UEPG aplicou neste ano as provas nas cidades de Ponta Grossa, Curitiba, Cascavel e Maringá, com organização da Coordenadoria de Processos de Seleção (CPS). Nesta edição, um dado chamou a atenção: 192 candidatos solicitaram atendimento especial, destes, 88 em Ponta Grossa.
Publicação
09/12/2024 - 11:40
Editoria

Confira o áudio desta notícia

Realizada neste domingo (08), a edição de 2024 do vestibular da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) reuniu 6.443 candidatos em quatro cidades do Paraná. Todos com o mesmo sonho: uma das 1.171 vagas dos cursos da graduação.

A UEPG aplicou neste ano as provas nas cidades de Ponta Grossa, Curitiba, Cascavel e Maringá, com organização da Coordenadoria de Processos de Seleção (CPS). Nesta edição, um dado chamou a atenção: 192 candidatos solicitaram atendimento especial, destes, 88 em Ponta Grossa.

O tipo de atendimento que cada aluno recebe depende do diagnóstico, condição, deficiência ou transtorno de desenvolvimento. Em alguns casos, as salas receberam apenas um candidato, que teve um tempo maior para a realização da prova. Todos do atendimento especial de Ponta Grossa, neste ano, realizaram as provas na UEPG Centro.

Pedro Augusto Fontoura Santiago da Silva foi um dos candidatos que teve seu direito garantido para realizar as provas. Como cadeirante, ele pôde acessar seu local de maneira fácil, já que a instituição investiu em obras de acessibilidade neste ano. “Foi uma experiência ótima, tudo ocorreu de maneira bem tranquila”, descreve. Pedro sonha em cursar Jornalismo. “Desde pequeno eu gosto de falar no microfone, gosto de câmera e do jornalismo em geral, mas sempre gostei mais da parte do jornalismo esportivo”.

Mulheres grávidas e lactantes também puderam solicitar atendimento especial no vestibular. Foi o caso de Nathalia de Souza. Em busca da primeira graduação na UEPG, ela tenta uma vaga no curso de Pedagogia. “Eu gosto muito de me comunicar, de ensinar e também sou muito apegada com criança, então juntando essas coisas acho que será um curso que vai dar certo pra mim”, descreve.

Nathalia cursou Veterinária por dois anos em outra instituição e acredita que agora encontrou a carreira que deseja, de fato, seguir. “Eu quero trabalhar com pessoas, ensinar, conversar e tudo mais, então meu objetivo é passar em Pedagogia”. 

O chefe da CPS, Edson Marchinski, destaca a tranquilidade do dia de provas. “Tudo correu muito bem, foi muito tranquilo. O tempo colaborou, principalmente no período da manhã, em que não choveu nos momentos de abertura e fechamento dos portões”.

Os gabaritos já foram divulgados e o resultado está previsto para 20 de dezembro. “Com o gabarito dos candidatos em mãos, nós fazemos todo o levantamento e já enviamos as redações para a banca. Eles vão trabalhar durante esta semana, e aí teremos um tempo para processar os resultados”, completa.

GALERIA DE IMAGENS