Uma festa multicolorida para marcar a realização de um sonho: tornar-se estudante em um dos 54 cursos de graduação em uma das melhores universidades estaduais do País. Foi assim que centenas de jovens comemoraram a aprovação do Vestibular 2023 da UEL (veja a lista), no Aterro do Lago Igapó, no início da tarde desta quinta-feira (4). Promovida pelo jornal Folha de Londrina, a Vestibafest 2023 reuniu aprovados e familiares, professores do Cursinho Especial Pré-Vestibular (CEPV) da UEL, estudantes da graduação e representantes da administração da universidade.
Foram aprovados, de acordo com a universidade, 2.206 candidatos. As próximas chamadas serão publicadas nos próximos dias. Ainda em descompasso com o ano civil em decorrência da pandemia da Covid-19, o ano letivo de 2023 vai ter início somente no dia 17 de julho.
A reitora da UEL, Marta Favaro, e o vice-reitor, Airton Petris, participaram do evento. Também estiveram presentes a pró-reitora de Graduação da UEL, Ana Márcia Fernandes Tucci de Carvalho, e a coordenadora de Comunicação Social (COM), Beatriz Silvério Botelho.
Os aprovados devem realizar a pré-matrícula no Portal do Estudante para garantirem a vaga. Este processo é rápido e deve ser realizado até as 23h59 do dia 14 de maio, restando aos alunos enviarem seus documentos pessoais conforme as orientações apresentadas. A pré-matrícula é obrigatória.
“Os candidatos que não foram convocados devem acessar a página da Cops (Coordenadoria de Processos Seletivos da UEL) para permanecerem na lista de espera. Se não optarem por permanecer, não participam da próxima convocação, que será divulgada no dia 22 de maio”, alerta a coordenadora de Processos Seletivos da UEL, Sandra Garcia.
- Unespar lança vestibular exclusivo para novos cursos tecnológicos em Loanda
- Universidade Estadual de Maringá leva diversas atrações para a Expoingá 2023
Muitos foram alunos no Cursinho Especial Pré-Vestibular da UEL, presente no evento. “A nossa vida aqui é comemorar com quem passa e com quem não passa, porque quem não passa continua conosco. Vamos estar de braços abertos para recebê-los porque precisam de apoio nesse momento. Mas, também queremos festejar neste momento porque é merecido”, disse a coordenadora-geral do Cursinho da UEL, Rita de Cássia Rodrigues Oliveira.
A emoção de ver o nome entre os aprovados em Medicina foi muito grande para Tainara Trindade de Carvalho, 20 anos, moradora da Zona Norte de Londrina. Ex-aluna do Colégio Estadual José de Anchieta (Jardim Higienópolis) e de curso preparatório pré-vestibular, a jovem foi aprovada em sua terceira tentativa na UEL. “Meu sonho é salvar vidas e mudar a condição da minha família através da Medicina”, disse a jovem.