Com 1.068 atendimentos, cadeiras anfíbias batem recorde de utilização no Verão Maior

Foram 1.068 atendimentos do projeto Praia Acessível em sete pontos. Na temporada 2023/2024 houve 763, ou seja, uma alta de 40%. As cadeiras possibilitam que pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida tomem banho de mar com segurança, muitas delas pela primeira vez.
Publicação
06/02/2025 - 10:40

Confira o áudio desta notícia

O programa Praia Acessível, do Governo do Estado, bateu recorde de atendimentos nesta temporada, com alta de 40% na comparação com a edição anterior. Foram 1.068 pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida que puderam tomar seu banho de mar com o uso das cadeiras anfíbias, o que garante inclusão e segurança. Na temporada de 2023/2024 foram 763.

O projeto é fruto de parceria entre a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social e Família (Sedef) e Sanepar e funcionou junto com as atividades do Verão Maior Paraná.

Dezesseis profissionais formados em Educação Física e outros sete administrativos foram contratados pela Sedef para conduzirem as pessoas até o mar e garantir a elas um momento de alegria com suas famílias. Nesse ano, foram 511 homens e 557 mulheres atendidos nos sete pontos disponíveis, uma média de 152 atendimentos por local.

Para o secretário do Desenvolvimento Social e Família, Rogério Carboni, os números são muito positivos. “Estamos crescendo ano a ano com esse projeto e já estamos pensando em ampliação, em melhorias de atendimento. Recebemos muitas pessoas de fora do Paraná que souberam e vieram para cá, muitas vezes, para tomar seu primeiro banho de mar”, disse.

Luzia América, 87 anos, veio de Ourinhos, no estado de São Paulo, para conhecer o mar, por causa da cadeira anfíbia. Vera Lucia Messias de Oliveira, a filha, conta que escolherem o litoral paranaense justamente por conhecer o serviço e poder realizar o sonho da mãe.

“Minha mãe tem artrose nos dois joelhos e isso dificulta muito a locomoção dela, em casa utiliza o andador e para sair a cadeira de rodas. Quando soubemos do projeto pela minha cunhada que mora em Jacarezinho, definimos que viríamos para cá realizar o sonho dela de conhecer o mar”, conta Vera.

“Quando chegamos, fomos muito bem recebidos pelos profissionais, com muita educação, carinho e cuidado, tudo que uma família gosta. Minha mãe e todos nós ficamos muito emocionados. Afinal, essa foi uma oportunidade de estreitarmos ainda mais os nossos laços, em um momento familiar muito especial”, relatou.

As cadeiras anfíbias, como são conhecidas, são contratadas pela Sanepar. “Quando vamos acompanhar um atendimento e vemos aqueles momentos de pura alegria, nos enchemos de esperança, de forças e coragem, para que possamos trabalhar ainda mais para oferecer esses momentos de confraternização das famílias. É recompensador”, destacou o presidente da Companhia, Wilson Bley.

João Pedro Santana Bento, é um dos profissionais que fazem esses atendimentos nas praias. Ele conta que em anos anteriores via o projeto de longe, mas dessa vez está ainda mais encantado e as histórias que vivenciou são únicas. “Essa é uma experiência maravilhosa. Me marcou a história de uma família, com crianças autistas que, depois de conversar, conseguimos levá-los para o mar. Para mim foi um momento de único e poder fazer parte disso tudo é ímpar”, relatou.

CADEIRAS ANFÍBIAS – Com rodas especiais que facilitam o deslocamento na areia e no mar, as cadeiras anfíbias possuem cinto de segurança regulável, encosto, assento, apoio cervical para a cabeça e apoio para os pés em tecido emborrachado, removível e lavável. Elas são flutuantes e confeccionadas em material leve, resistente e inoxidável, podendo ser utilizadas por adultos e crianças. São adequadas para que o usuário entre no mar em uma profundidade segura.

O uso é gratuito e orientado por profissionais qualificados para auxiliar os usuários do equipamento.

VERÃO MAIOR PARANÁ – A programação completa do Verão Maior Paraná está disponível no site exclusivo do Governo do Estado, o pr.gov.br/verao. Ao todo, serão 33 shows nacionais gratuitos nas praias do Litoral paranaense e na região Noroeste, além de uma grande agenda esportiva e de lazer.

GALERIA DE IMAGENS